Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CIRCULAÇÃO E SAUDAÇÃO

CIRCULAÇÃO E SAUDAÇÃO
(republicação)

Questão que faz o Respeitável Irmão Humberto Assunção Silva, Loja Harmonia, 1.625, REAA, GOB-MG, Oriente de João Monlevade, Estado de Minas Gerais. 
intelcom@bol.com.br 

Sou contra o invencionismo em Loja como também cobro dos mais antigos a devida atualização aos procedimentos atuais, sempre que há inovações. Ritual foi feito para ser seguido e não adaptado. A minha consulta é com respeito à saudação maçônica em Loja. No Ritual Grau 1, pagina 42 item 1.8, deixa claro que a saudação só é feita ao Venerável ao se entrar e sair do Or∴ e também aos Vigilantes ao entrar ou sair do Templo. Ou seja, quando se circula no Ocidente, por ex. o 2º Diácono vai ao 2º Vigilante no encerramento, não tem de fazer saudação alguma, correto? Há uma orientação ritualística do GOB-MG, que manda fazer a saudação ao Delta, toda vez que se corta a linha imaginária entre o Ocidente e o Oriente, principalmente pelo Mestre de Cerimônias quando circula em Loja, por qualquer motivo, quando não está portando seu bastão. Se eu estiver errado, favor esclarecer-me.

CONSIDERAÇÕES:

Conforme exara o Ritual em vigência na página 42 as saudações são feitas às Luzes da Loja quando da entrada e saída do Templo e ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente. Outro procedimento dessa forma fere o próprio ritual que alerta para o seu cumprimento sem acrescentar práticas que nele não estão escritas. 

No Grande Oriente do Brasil a prática de se saudar o Delta não está prevista, inclusive ao se atravessar o eixo do Templo (equador). Não existe justificativa para tal. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.181 – Florianópolis(SC) – terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário