Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 19 de novembro de 2024

A INDIFERENÇA

Autor: Renato Krile

Há poucos dias, lendo um texto na Internet, percebi algo sensacional, porém a reboque uma triste realidade.

Por muitas vezes ficamos nos perguntando onde está a Maçonaria que tanto protagonizou em nossa história, que tantos homens que dela no passado fizeram parte mudaram a bússola da humanidade e, por fim, aquela Maçonaria libertadora e fraterna da qual sempre ouvimos e falamos, para onde foi, e onde está?

Em verdade, ela não morreu, essa é a boa notícia! Mas ela sofre da indiferença de seus membros…

Sim, essa é a palavra-chave, indiferença!

O grande problema atual da Maçonaria não reside em seus Rituais, mas sim nos que nela pregam a total indiferença, e isso é tão verdadeiro que muitos que lerão esta peça, se quer irão se dar conta disso.

Essa indiferença se inicia quando os seus membros começam a ignorar seus ensinamentos, deixam de lado suas reuniões por qualquer motivo fútil, ignoram a palavra de um irmão, se deixam levar pela vaidade exacerbada pela busca de um poder, que em verdade não tem poder algum, a medalha no peito e um cargo começam a ser mais almejada que a sua busca pelo aperfeiçoamento, a indiferença é tão latente nos dias atuais que não estar presente se tornou banal, ir um dia ou outro, tanto faz…

A indiferença na Maçonaria é algo nocivo, é visível atualmente ver irmãos ávidos ao Mestrado, e quando lá alcançam simplesmente dão as costas para suas Lojas.

Realmente o recado da indiferença veio muito para trazer uma profunda reflexão do verdadeiro papel em Maçonaria, onde deveríamos fazer a diferença estamos pregando a indiferença, nem nós, nem a Instituição merecem esse tratamento.

O Maçom precisa fazer a diferença, não a que se fala, mas a que se faz! Ser assíduo, participativo, ser parte viva da Loja, ser praticante da solidariedade, do convívio entre os irmãos, das obras sociais, enfim ser parte e não apenas fazer parte, quando não é assim, sobressai a indiferença, triste realidade.

Essa foi a grande reflexão, o mal que fazemos pregando a indiferença, está tornando nossa Instituição, vazia, oca, sem causa e inútil!

A Maçonaria não é um clube de festas e eventos sociais, é uma escola de aperfeiçoamento humano, ela não convive com a indiferença!

O contrário dessa indiferença, deveria ser amor.

Fonte: https://opontodentrocirculo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário