Dez anos depois da fundação da Grande Loja de Londres, há informações da existência de uma Loja Maçônica em Lisboa (considerada a primeira do país). Foi atribuída ao comerciante católico inglês William Dugood, morador do bairro da Lapa (Lisboa) e era composta em sua totalidade de Maçons estrangeiros (não aceitava portugueses nem aqueles que não fossem ingleses ou escoceses).
A Loja terminou sendo conhecida como "Loja Maçônica dos Hereges Mercadores", pois assim foi chamada pela Inquisição, pelo fato de ser composta por ingleses e escoceses protestantes. Parece que a Loja existiu entre 1727 e 1755, reunindo na casa de pasto de William Rice, situada no Beco dos Açúcares, na freguesia de São Paulo (Lisboa).
Predominavam nesta Loja, comerciantes (dos quais se conhecem 11) e, em 1735, esta Oficina foi regularizada pela Grande Loja de Londres com o número de ordem 135 (depois mudou para 120) e a sua regularização foi feita através do matemático e escritor protestante inglês George Gordon (Lord Byron).
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário