Escola evolutiva:
A Maçonaria é uma Escola de Líderes, o foco principal é tornar feliz a humanidade através do aperfeiçoamento humano. Através de uma estrutura filosófica de ensino faz do maçom uma pessoa melhor, dedicada à sua família e ao seu trabalho, mas, sempre preocupado e adstrito ao desenvolvimento da sociedade onde convive.
Fraternidade:
Em um mundo cada vez mais complexo, a Maçonaria satisfaz a uma das mais básicas necessidades dos seres humanos: a de fraternidade. Esta é uma das principais razões da existência da Maçonaria desde as antigas civilizações.
Rede de contatos:
Este foi um dos principais motivadores no surgimento da Maçonaria. Toda pessoa precisa de relacionamentos profissionais. A Maçonaria representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois a maçonaria está presente em todos os ramos comerciais e profissionais e os maçons ajudam-se mutuamente uns aos outros como regra de conduta, ou seja, faz parte do Estilo de Vida do Maçom dar preferência e participar ativamente do crescimento profissional e social de seus irmãos, tornando-se assim a maçonaria instituição única e diferenciada.
Crescimento pessoal:
O envolvimento com a Maçonaria favorece o crescimento pessoal na área de relações humanas.
Experiência em liderança (Liderando líderes):
A Maçonaria é uma organização que congrega líderes e pessoas de sucesso. Atuar em cargos maçônicos é sinônimo de maior experiência em liderança. A pessoa aprende como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes.
Atuação cívica na comunidade:
A ligação com uma Loja Maçônica torna seus membros melhores cidadãos. Tipicamente, a Maçonaria congrega as pessoas mais atuantes de uma comunidade.
Informação atualizada:
As reuniões semanais de uma Loja Maçônica procuram manter os maçons atualizados sobre o que está acontecendo na comunidade, no país e no mundo. Discutem-se temas filosóficos e variedades, além de assuntos milenares internos sobre a humanidade.
Oratória:
Muitas pessoas que ingressam em nossa organização têm receio de falar em público. A Maçonaria permite excelente experiência em oratória, fortalecimento da autoconfiança e aproveitamento de oportunidades no campo da comunicação.
Cidadão do mundo:
Todo maçom usa um passaporte maçônico e é bem recebido e incentivado a participar das reuniões em mais de 355.000 lojas maçônicas de 170 países e regiões geográficas. São poucos os lugares do mundo que não contam com uma Loja Maçônica. Na Maçonaria fazemos amigos nas comunidades locais, regionais e em todo o mundo.
Assistência durante viagens:
Durante suas viagens, qualquer Loja Maçônica regularmente constituída funciona como uma estrutura de apoio em momentos de urgências e emergências como necessidades médicas, casos de roubos ou desvio de bagagens, perda de documentos, etc.
Entretenimento:
Toda Loja organiza reuniões e atividades de entretenimento, as quais são muito importantes no intuito de trazer descontração e um momento de alivio e tranqüilidade às nossas ocupadas vidas profissionais ou de negócios. Na Maçonaria são organizadas conferências, convenções, assembléias e institutos que, além de informação, orientação e trabalho maçônico, também oferecem entretenimento sadio.
Melhoria das habilidades sociais:
Todas as semanas, e em vários outros tipos de reuniões e eventos, a Maçonaria aperfeiçoa nossa personalidade e habilidades interpessoais, oferecendo ambiente ideal para pessoas que gostam de sociabilizar.
Programas familiares:
A Maçonaria oferece um dos mais abrangentes programas de intercâmbio de jovens do mundo, patrocinando clubes em escolas secundárias e universitárias, bem como grande variedade de atividades úteis que difundem valores fundamentais às famílias maçônica, ou seja, a participação em instituições internacionais como, Ordem Demolay (para meninos), Ordem das Filhas de Jó (meninas), Moto Clubes, Grupos Filosóficos, etc. envolvem toda a nossa família unificando projetos e ideais.
Conhecimentos profissionais:
Espera-se que todo maçom envolva-se com a melhoria de sua profissão ou ocupação, sirva em comissões de serviços profissionais e participe da divulgação de sua profissão entre os jovens. Os maçons procuram conseguir que todos sirvam sempre da melhor maneira através de nossas profissões, sejam elas no ramo da medicina, educação, etc.
Valores éticos:
Os maçons aplicam em todas as suas atividades a Filosofia Maçônica, a qual reflete seus padrões de ética. Espera-se que os sócios atuem eticamente em suas profissões e relacionamentos pessoais.
Conscientização cultural:
Encontramos representadas na Maçonaria, mundialmente, quase todas as religiões, culturas, raças, nacionalidades e crenças políticas. Em nosso meio encontram-se os cidadãos de maior destaque dos mais variados campos do conhecimento humano. Os maçons entram em contato com outras culturas e anseiam por trabalhar e ajudar as pessoas de todos os lugares. Conseqüentemente, tornam-se melhores cidadãos em seus próprios países.
Prestígio:
Os maçons são pessoas de prestígio - líderes de negócios, profissionais, artísticos, governamentais, esportivos, militares, religiosos e muitos outros. A Maçonaria é a associação de Lojas Maçônicas dedicada à prestação de serviços mais antiga e prestigiosa do mundo. Em suas fileiras encontram-se executivos, diretores e profissionais de destaque, ou seja, pessoas de influência acostumadas a tomar decisões.
Pessoas agradáveis:
Acima de tudo, os maçons são pessoas agradáveis. São indivíduos que crêem que o valor de cada um reside em ter bom coração e não no destaque pessoal.
Ausência de um credo oficial:
Pelo fato da Maçonaria não ter caráter político ou religioso, não possuímos nenhum credo oficial. Somos uma sociedade aberta, integrada por homens que acreditam no valor da ajuda ao próximo.
Oportunidade para Servir:
A Maçonaria é formada por lojas maçônicas dedicadas à prestação de serviços. Seu interesse máximo é a humanidade, seu produto de maior valor é a dedicação ao servir.
Entretanto, o melhor motivo para tornar-se Maçom é a oportunidade de ajudar nossos semelhantes e o bem-estar que resulta de nossas ações.
Fonte: JBNews - Informativo nº 252 - 07.05.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário