INSTRUÇÕES
Atualmente, visitei uma Loja no Oriente de São Paulo (SP) filiada à Grande Loja do Estado de São Paulo e cujo rito era o REAA. Como tratava-se de uma sessão de instrução aos Aprendizes, percebi que o ritual do Grau de Aprendiz da GLESP possui sete instruções. Desse modo, surgiu-me a seguinte dúvida: Por que o ritual do Grau de Aprendiz da GLESP possui sete instruções e o ritual do GOB do mesmo Grau possui duas? Essa pergunta me foi feita por alguns irmãos da GLESP e eu não soube respondê-la.
COMENTÁRIOS:
Cada Obediência cria a sua estrutura de instruções. No GOB são apenas duas instruções "elementares" ou fundamentais. A partir delas, outras instruções devem ser elaboradas e ministradas. Em linhas gerais, isto significa que uma instrução pode ser dividida e aprimorada em várias outras.
No GOB recomenda-se esta divisão, sobretudo no que se refere à segunda instrução. Além disso, o Vigilante responsável pela instrução deve apresentar outras, além das previstas no ritual, sob supervisão da comissão de admissão e graus da Loja.
Em se tratando de ritual e catecismos, é bom lembrar que primitivamente eles não existiam. Tudo era transmitido oralmente, fazendo com que os “segredos” ficassem melhor preservados.
Assim sendo, é comum se encontrar entre as Obediências brasileiras muitas diferenças nas instruções, levando-se em conta, principalmente, que um mesmo Rito é praticado de modo diferente entre as potências maçônicas. Não obstante a este particular, ainda existem os enxertos que, adotados sem nenhum critério, fazem com que as instruções de um mesmo rito “desfigurado” se valham de símbolos e alegorias de outros ritos. O fim disso tudo é um amontoado de paradoxos.
Ao concluir, ainda vale registrar que o novo Ritual do REAA que virá em 2024 no GOB, trará três instruções básicas para o 1º Grau, todas possíveis de serem desmembradas para preencher diversos tempos de estudo.
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário