Em 10.02.2025 o Respeitável Irmão Valter Rezende de Oliveira, Loja Fraternidade Acadêmica Sementes do Amanhã, 4451, GOB-SP, Oriente de Nova Odessa, Estado de São Paulo, apresenta a sugestão seguinte:
CADEIA DE UNIÃO
Em nosso RGF artigo 113: O Venerável Mestre transmitirá a palavra semestral aos Membros, em nosso Ritual atualizado de Aprendiz apresenta: Cadeia de União - No REAA, a Cad∴ de União é formada exclusivamente pelos IIr∴ do Quadro e para transmissão da Pal∴ Sem∴. Na Cad∴ de união também não existem preces, súplicas, orações etc.
Meus Irmãos com meus 26 anos de Maçonaria, tenho observado que a maioria das Lojas também faz a Cadeia de União para pedido aos Irmão enfermos ou cunhadas, para rogar ao Grande Arquiteto do Universo nossos votos de restabelecimento da saúde ou até invocar um pensamento positivo para consolar a perda querida de um ente querido.
Mas, com base em nossas Leis um Venerável Mestre Legalista pode impedir esta prática com justa razão aos nossos princípios de legalidade.
Desta forma gostaria de sugerir estudo para acrescentar no Ritual página 206:
"Cadeia de União também voltada para darmos forças e energia aos nossos Irmãos quando estiverem enfermos ou a perda de um ente querido.
"Meus queridos Irmãos, esta corrente de pensamentos positivos deve fazer parte da nossa ritualística a título de sugestão.
CONSIDERAÇÕES:
Historicamente, a palavra semestral foi criada na França em 1777 pelo Grande Oriente da França como um mecanismo para resolver problemas hauridos da profusão de anormalidades patrocinadas por vários Irmãos irregulares diante da situação em que se encontrava a Maçonaria francesa da época. Devido à forma sigilosa de se transmitir esta palavra, a mesma era comunicada de modo peculiar em um dispositivo circular formado pelas mãos dadas de Irmãos regulares no centro do Templo, o que geralmente acontecia depois de estarem encerrados os trabalhos.
Nesta formação circular, o Venerável Mestre, pela sua direita e esquerda, transmitia sussurrada a palavra no ouvido daquele que estivesse imediatamente ao seu lado, fazendo com que a palavra percorresse todo o dispositivo circular como penhor de regularidade. Este dispositivo circular acabou ganhando o nome de Cadeia de União, a qual era formado exclusivamente para a transmissão da palavra semestral (renovada pelo Grão-Mestre a cada seis meses).
No Brasil a Palavra Semestral foi adotada pelo GOB em 1832 e segue até hoje o mesmo modo peculiar de transmissão, pela Cadeia de União.
Visando manter essa tradição, no REAA segue-se rigorosamente o preceito de só se formar Cadeia de União quando houver necessidade de se transmitir uma nova palavra semestral. O próprio ritual anterior do GOB, o de 2009, já revogado, constava na sua página 82, que a Cadeia de União somente deveria ser formada para se transmitir a palavra semestral.
Nesse sentido, o Ritual do REAA de 2024 segue essa mesma linha, ou seja, somente formar Cadeia de União para esta finalidade, não cabendo qualquer desvio de propósito, o que torna impossível atender à sugestão proposta na questão acima.
Vale ressaltar que existem ritos que além da transmissão da palavra semestral, também utilizam a Cadeia de União para outras finalidades, todavia esse não é o caso do REAA.
Por fim, reitera-se: conforme prevê o ritual de Aprendiz vigente no GOB, no REAA a Cadeia de União somente deve ser formada para a transmissão da Palavra Semestral, nela não existindo preces, orações, súplicas, pedidos espirituais, ou outras práticas deste gênero.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário