José Aparecido dos Santos
O Esquadro
Somente quem souber esquadrejar poderá transformar a pedra bruta em pedra angular e devidamente desbastada, visando em um trabalho oportuno a poli-la e burilá-la para ser transformada em pedra de adorno na construção.
O esquadro que forma um ângulo reto ensina-nos a retidão de nossas ações; o maçom em sua linguagem simbólica diz que pauta a sua vida "dentro do esquadro".
Tudo está na dependência da retidão, tano na horizontalidade como na verticalidade.
Seguindo-se as hastes do esquadro, teremos dois caminhos que vão se afastando, quanto mais distantes seguirem; isso nos ensina que se nossa vida for pautada de forma correta, encontraremos o caminho da verticalidade espiritual e o da horizontalidade material.
Esse instrumento é imprescindível na construção; caso não for usado, teremos uma obra torcida, sem equilíbrio e pronta para ruir.
A Esquadria
A esquadria decorre do uso correto do esquadro, que é um instrumento de construção.
Quando o maçom assume em loja a postura correta, diz-se estar em esquadria, o que equivale ao perfeito equilíbrio.
O maçom aprende, logo após sua iniciação, a postar-se em loja, tanto de pé como sentado.
A perfeição da postura equivale a um exercício de vida, pois, como sucede como os iogues, assumindo posições adequadas, o corpo humano pode purificar-se ou pelo menos manter a saúde de seu organismo.
Essas posturas maçônicas aplicam-se também à vida profana, uma vez que o maçom deve manter-se em esquadria, seja mantendo-se ereto ao caminhar, postando-se ao sentar e pautar o seu comportamento social de conformidade com o aprendizado maçônico.
Estar em esquadria significa ser obediente às leis do seu país, interessar-se pelos problemas sociais e pautar sua vida familiar de conformidade com os preceitos que lhe foram ministrados na loja.
Toda vez que, ao caminhar, relaxamos o corpo, devemos reagir e endireitar os ombros; isso nos relembrará que a postura é posicionamento relevante para que a vida transcorra normalmente.
A esquadria moral é muito importante; o maçom é, sobretudo, alguém que serve de exemplo na conduta social.
(*)José Aparecido dos Santos cido_jose@hotmail.com Celular: (44) - 9846-3552
Eletromega / Ourolux Site: www.ourolux.com.br
"Perseverem no amor fraterno, não esqueçam a hospitalidade"
Fonte: JBNews - Informativo nº 279 - 03.06.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário