Em 13.02.2025 o Venerável Irmão Paulo Toledo, Deputado Estadual da Loja Theobaldo Varolli Filho, 2699, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, pergunta o seguinte:
SINAL
Pode me ajudar em uma dúvida? Quando a palavra está sendo passada, além do Venerável Mestre, mais alguém pode dispensar o Sinal de Ordem durante a fala? "Podeis falar sem estar à ordem." Nossa loja pratica o REAA.
Entendo que é exclusivo do Venerável Mestre, mas tenho visto (e estranhado) acontecer diferente.
CONSIDERAÇÕES

É bom que se diga que essa dispensa de sinal se dá apenas em caráter extraordinário, a juízo do Venerável Mestre. Neste caso, o Venerável Mestre não deve fazer desta autorização um ato corriqueiro. Isto não é recomendável, pois desrespeita a ritualística.
Além do mencionado, ressalte-se que com o Sinal composto, quem estiver fazendo uso da palavra fica mais comedido e com isso se expressa com objetividade, a despeito de que a manutenção do Sinal é algo, de certa forma, desconfortável, o que evita discursos rançosos permeados de extremoso lirismo que, além de alongar a sessão desnecessariamente, ainda esgota a paciência dos demais.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário