Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

OFICIAIS ENTRE COLUNAS

OFICIAIS ENTRE COLUNAS
(republicação)

O Respeitável Irmão Guilherme Braga Abreu Pires Neto, Secretário da Loja Francisco de Miranda, 2.967, GOB-RJ, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão: 
guilhermeneto@cccrj.com.br

Ontem realizamos nossa ultima sessão do ano e surgiu uma dúvida que gostaria de tirar com você. De acordo com a planta do templo, constante no Ritual de Aprendiz na página 22, as colunas do templo (J e B) estão no átrio. Por um problema qualquer em nosso templo as colunas estão dentro do Templo.

Quando o Mestre de Cerimônias vai circular com o Saco de Propostas e Informações e o Irmão Hospitaleiro vai circular com o Tronco e se anunciam que o Tronco ou o Saco de Propostas esta entre Colunas eu considero que se faça uma linha entre o 1º Vigilante e o 2º Vigilante e o respectivo Irmão se poste no meio dos dois. 

Mas outro Irmão afirmou que não, que teria que se considerarem as colunas J e B. Gostaria que o prezado Irmão nos orientasse.

CONSIDERAÇÕES:

Quanto à posição entre as Colunas J e B, é assunto fora de questão, pois elas são vestibulares e permanecem no átrio da Loja. As Colunas a que se refere o tema são mesmo as Colunas do Norte e a do Sul. 

Apenas para melhor esclarecer, dá-se o nome de Coluna do Norte o espaço e conjunto nele distribuído que está situado no lado esquerdo daqueles que da porta de entrada olham para o Oriente, cujos limites dão-se da seguinte forma:

Largura – do eixo (equador) do Templo até a parede Norte (topo), ou vice-versa. Comprimento – da parede ocidental e o espaço de entrada da porta do Templo até a entrada e balaustrada do Oriente, ou vice versa. 

Na Coluna do Norte militam, dentre outros, o Primeiro Vigilante, o Tesoureiro, os Aprendizes, o Primeiro Experto, o Segundo Diácono, etc. 

Já a Coluna do Sul, simétrica à Coluna do Norte é o espaço e o conjunto nele arranjado situado à direita daqueles que do ponto de vista da porta de entrada vislumbram o Oriente. 

Seus limites dão-se na forma que segue: Largura – do eixo (equador) do Templo até a parede Sul (topo), ou vice-versa. Comprimento – da parede ocidental e o espaço de saída da porta do Templo até a saída e balaustrada do Oriente, ou vice versa. 

Na Coluna do Sul militam, por exemplo, o Segundo Vigilante, o Chanceler, os Companheiros, o Mestre de Harmonia, o Cobridor Interno, etc.

Nesse sentido, o que estiver posicionado sobre o eixo longitudinal no Templo (equador), no Ocidente, estará “entre Colunas”, ou entre as Colunas do Norte e do Sul.

Por exemplo: o Painel da Loja situada no centro do Ocidente está entre colunas.

Entretanto, existe uma regra para aqueles que por dever de ofício precisem se posicionar “entre Colunas”. Estes estarão assim dispostos, porém o mais próximo possível da porta de entrada que é o lugar de onde se inicia a marcha em direção à Luz determinada simbolicamente pelos passos do Aprendiz. 

Em linhas gerais esse ponto de partida estará obviamente sobre o eixo, todavia o mais próximo admissível do Primeiro Vigilante, isto é, alinha-se pela direita deste. 

Assim também um visitante ao ingressar na Loja ali estaciona para as providências de praxe (sempre próximas do Primeiro Vigilante). 

Essa toponímia abstrata e relativa à Marcha da Luz é o ponto aonde o neófito recebeu a Luz. 

Inquestionavelmente, todo Maçom um dia foi o coadjuvante principal na alegoria do “Fiat Lux”, o que em linhas gerais representa o início. 

Por assim serem, os Oficiais ao partirem com a bolsa, dali rompem o seu trajeto. Assim também ali encerram o percurso aludindo o cumprimento da missão. É certo que o ciclo se encerra onde ele começou – isso é regra iniciática.

Essas considerações estão dispostas para o Rito Escocês Antigo e Aceitas com base na sua tradição, uso e costume.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 568, Florianópolis (SC) 18 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário