Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

EM PÉ E À ORDEM

EM PÉ E À ORDEM
(republicação)

Em 24/05/2017 o Respeitável Irmão Euro Ferreira Guedes, Loja Pedro Michael Struthos, 2065, REAA, GOB-RO, Oriente de Guajará Mirim, Estado de Rondônia, solicita a seguinte informação:

Toda vez que durante a ritualística tivermos que ficar em pé e à Ordem, assim o fazemos ficando de frente para o eixo da Loja, a não ser que o Ritual determine de outra forma, ou existem ocasiões em que devemos nos voltar em outra direção? Exemplo: a abertura do Livro da Lei, entrada da Bandeira, etc.

CONSIDERAÇÕES:

Em se estando à Ordem no seu lugar em Loja o obreiro terá imediatamente à sua retaguarda o assento que ocupa. Não precisa virar o corpo todo ficando de frente para alguém ou alguma coisa. A referência para a sua postura é o seu assento de onde ele simplesmente se levanta e se posiciona na forma de costume (à Ordem). O máximo que cada um pode fazer, dependendo da ocasião, é voltar o seu olhar para alguém ou alguma coisa girando a cabeça.

Nesse caso, seguem alguns exemplos conforme a ocupação de alguns lugares em Loja na oportunidade em que se esteja à Ordem: a) o Venerável no Oriente fica de frente para o Ocidente; b) o Primeiro Vigilante do Ocidente fica de frente para o Oriente; c) o Segundo Vigilante do Ocidente ao Sul fica de frente para o eixo do Templo; d) o Orador no Oriente fica de frente para o Secretário; este por sua vez fica de frente para o Orador; e) o Mestre de Harmonia e os Cobridores, do extremo do Ocidente, ficam de frente para o Oriente, f) na Coluna do Norte os demais ocupantes ficam voltados para o eixo do Templo, assim como também os do Sul ficam voltados para o eixo, etc.

Enfim, a referência é a disposição dos assentos conforme a planta do templo mencionada no Ritual em vigência, cabendo, entretanto uma observação. No atual Ritual, o de 2.009, há um erro de impressão das figuras que representam os assentos dos Cobridores. No ritual, equivocadamente, essas cadeiras aparecem uma de frente para a outra (ou voltadas para o eixo). Entenda-se que essa forma impressa está errada, pois cada Cobridor na sua Coluna originalmente fica voltado para o Oriente (o correto é que as cadeiras simetricamente fiquem voltadas de frente para o Oriente).

No caso do ingresso e retirada do Pavilhão Nacional, durante o canto dos hinos e saudação à Bandeira, cada obreiro volta para ela apenas a sua face (cabeça). Estando o Pavilhão em deslocamento, segue-se o seu movimento pelo recinto com o olhar movendo na sua direção apenas a cabeça.

Eram essas as considerações, não sem antes ratificar que esses apontamentos se referem aos obreiros posicionados à Ordem estando cada qual no seu lugar em Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário