Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

CONFERÊNCIA E O OBREIRO À ORDEM

CONFERÊNCIA E O OBREIRO À ORDEM
(republicação)

Consulta apresentada pelo Respeitável Irmão Gercilene Rolim Formiga, Venerável Mestre da Loja José Rodovalho de Alencar, 2.912, GOB, sem declinar o nome do Oriente e o Estado da Federação.
gercileneformiga@hotmail.com

Tendo em vista a omissão da Constituição do GOB, RGF e do próprio ritual do REAA, e entre irmãos há opiniões divergentes com relação à apresentação do Saco de Propostas e Informações (REAA) quando o Orador e Secretário, a convite do Venerável, comparecem ao Altar para atestar o resultado do mesmo. Pergunto. Eles deverão ficar à Ordem ou somente em pé?

CONSIDERAÇÕES:

Não é uma questão de omissão no caso da Constituição e Regulamento Geral da Federação do GOB, pois procedimentos ritualísticos específicos de um Rito não fazem parte dos Diplomas Legais referendados. 

Quanto ao Ritual, talvez, entretanto certas normas são consuetudinárias na Maçonaria e em particular para o Rito em questão:

No caso do Rito Escocês Antigo e Aceito, rito de origem latina (francês), todos os Obreiros que estiverem em pé e parados em Loja aberta (após assim declarada pelo Venerável Mestre), sem que estejam empunhando um instrumento de trabalho, estarão à Ordem, isto é: corpo ereto, pés em esquadria, compondo o Sinal do Grau em que porventura a Loja estiver trabalhando. 

Assim, durante a verificação do Saco de Propostas e Informações (a Loja já está aberta) as duas Dignidades citadas, como testemunhas do ato, se aproximam do Altar ocupado pelo Venerável Mestre, cada um guardando certa distância da sua cátedra de trabalho (mesas) e se posicionam à Ordem, observando o procedimento.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 575, Florianópolis (SC) 25 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário