Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 12 de setembro de 2021

INGRESSO FORMAL EM LOJA ABERTA

Em 18.02.2021 o Respeitável Irmão Antônio Fernando da Silva Simões, Loja Fraternidade de Santos, 132, GOB-SP, REAA, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

INGRESSO COM FORMALIDADE

Gostaria do seu esclarecimento quanto ao ingresso no Templo sem formalidades. Vejo a prática em algumas Lojas, que consiste no irmão parar entre Colunas e apenas saudar as Luzes sem que façam o procedimento completo, ou seja, não dão os passos do Graus, apenas fazem o sinal. Sempre ouvi que toda Ritualística é formal sem haver a necessidade de ser solicitada. Pode me esclarecer, por favor. Agradeço a vossa atenção e esclarecimentos.

CONSIDERAÇÕES:

Além dos ingressos formais para autoridades e lojas visitantes previstas no RGF e nos respectivos rituais, em linhas gerais, aquele que ingressar em Loja aberta, no caso do REAA, deve atender à formalidade consagrada na forma seguinte: pela Marcha do Grau em que a Loja estiver trabalhando seguida da saudação às Luzes da Loja na forma de costume, podendo ainda, conforme o caso, responder ao questionário do telhamento antes de ser conduzido ao seu lugar.

Quanto ao questionário do telhamento, esse é aplicado a um visitante, contudo nada impede que um Irmão do quadro possa também ser submetido. O critério é do Venerável Mestre.

Não existe prática ritualística pela metade, isto é, em Loja aberta do REAA, a ordem formal é a de que se execute por primeiro a Marcha do Grau e em seguida a saudação às Luzes. Não há meia formalidade, portanto o Venerável Mestre não deve dispensar nenhuma etapa das suas etapas.

É bom que se diga que os visitantes que ingressarem após a Ordem do Dia (que não ingressaram em família) também se sujeitam às formalidades.

Concluindo, entendo que regras são feitas para serem cumpridas. A boa geometria não acompanha desleixo e favorecimentos.

T.F.A.
PEDRO JUK - http://pedro-juk.blogspot.com.br
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário