Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

MINUTO MAÇÔNICO

CONSAGRAÇÃO

Sagração = Ato de dar caráter sagrado a alguma coisa; consagração.
Consagração = Ato ou efeito de consagrar.

1º - É o ato de tornar sagrado um edifício ou um Templo por meio de cerimônia especial, a fim de torná-lo apto ao exercício dos trabalhos maçônicos.

2º - As Lojas foram dedicadas em honra a Deus e aos propósitos da Maçonaria. Tal cerimônia estendeu-se, posteriormente, ao Estandarte da Oficina.

3º - É assim chamada, também, a cerimônia pela qual os profanos são investidos, sob a invocação do Ser Supremo, com o primeiro grau da Ordem, e os Maçons em geral com os novos graus que lhes são concedidos.

4º - "No REAA, o recipiendário é "recebido, feito e constituído Maçom". O Venerável coloca a folha de sua espada sobre a cabeça do iniciado, pronuncia a fórmula consagratória, e bate na espada com três golpes de malhete".

5º - Sagração - dá-se este nome à primeira cerimônia realizada num templo maçônico recém construído ou adaptado e que não se deve confundir com a de Inauguração de Loja, que se pratica em local já sagrado.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário