Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

SE TODOS SE VOLTAM PARA O ORIENTE

SE TODOS SE VOLTAM PARA O ORIENTE
(republicação)

O Respeitável Irmão Nerino Consoni, Venerável Mestre da Loja Terceiro Milênio, GOB-PR, Oriente de Maringá, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:
nerino@onda.com.br

Temos uma grande dúvida sob como se postar na abertura do Grau de Companheiro ao verificar se todos são Companheiros Maçons. O ritual diz para todos se voltarem para o Oriente. E quem está no Oriente também se volta (já que o Oriente é infinito)? E o Venerável volta-se também?

CONSIDERAÇÕES:

O ritual de Companheiro está confuso e particularmente nesse detalhe ele será em breve arrumado. O procedimento correto é que todos os Obreiros das Colunas se voltem para o Oriente, regra essa necessária para o telhamento a partir daquele que estiver mais ocidentalmente localizado conforme a sua Coluna.

Isso acontece para que aquele que estiver imediatamente à frente, não possa perceber, pelo menos teoricamente, o que acontece na sua retaguarda.

Quanto aos Irmãos presentes no Oriente, eles não se viram, permanecem sentados, pois no Oriente, sendo local apenas dos Mestres e de responsabilidade do Venerável não existe telhamento.

A regra já está correta e pode ser observada no Ritual de Mestre. Note que no ritual de Companheiro, o Venerável ao final do procedimento profere o comando da seguinte forma: “sentai-vos”. Assim se todos estivessem em pé, incluindo os do Oriente, provavelmente seria ordenado: “sentemo-nos”.

Ratificando, inclusive o último questionamento, no Oriente, todos permanecem sentados na ocasião, inclusive o Venerável Mestre.

Apenas a título de esclarecimento: a justificativa no que trata o Rito Escocês Antigo e Aceito, não possui qualquer elo com o “infinito”. Essa teoria não faz parte do Rito em questão, talvez de outro Rito que usa uma circulação denominada infinita.

Para o Rito Escocês o que verdadeiramente importa é que o Oriente é o final da escalada iniciática, onde o Obreiro, após a sua Exaltação, adquire, dentre outros, a plenitude maçônica.

Assim, a justificativa é que ali é o lugar dos Mestres, pois Aprendizes e Companheiros em Loja aberta ao Oriente não têm acesso e sendo esse local de responsabilidade prioritária do Venerável, nele não existe telhamento – nem mesmo em Loja do Grau de Mestre (Câmara do Meio).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 580, Florianópolis (SC) 31 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário