Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

A GRANDE MARCA

A GRANDE MARCA

Conheça a grande marca encravada nos altos do ex-Palácio Cruz e Souza, na Praça XV de Novembro, que durante dezenas de anos abrigou a sede do governo do Estado de Santa Catarina. O texto é do Ir∴ Klaus Martins, datado de 2005.  Agora, observem a descoberta que foi feita de uma das janelas situadas no 5º andar do prédio das Secretarias, bem ao lado do ex-palácio, por aguçados olhos:

Meus queridos,

Uma pequena aula de história, leiam com atenção, por favor.

No século XVIII o governador Silva Paes iniciou, em data ainda ignorada, a construção de uma nova "Casa de Governo". O prédio aparece numa gravura de 1785, com três secções e dois pavimentos. Durante quase um século o Palácio foi palco de importantes acontecimentos políticos e militares.

A ação do tempo, a má conservação e as reformas sem critério foram deteriorando o prédio durante o séc. XX. Em 1977 deu-se início a um grande trabalho de restauração do edifício, que passou a denominar-se, em 1979, Palácio Cruz e Sousa, em homenagem ao grande poeta catarinense. Em 1984 o prédio é tombado como patrimônio histórico do Estado e iniciam-se novas obras de restauração que lhe devolvem as características originais da reforma feita por Hercílio Luz em 1898.

E, 1986 o Palácio foi reaberto, passando a sediar o Museu Histórico de Santa Catarina.

O Palácio é importante exemplar da arquitetura eclética do final do século XIX, caracterizando-se por uma conciliação de estilos anteriores, principalmente o barroco e o neoclássico.

Sobre as platibandas do telhado existem figuras simbólicas modeladas em cimento: Mercúrio, Santa Catarina e outras.

Internamente destacam-se o trabalho de marchetaria com influência portuguesa nos assoalhos, as pinturas das paredes, os detalhes em gesso nos tetos que tem um significado relacionado à antiga utilização das salas e o vitral em estilo art-nouveau da Sala de Jantar.

O mobiliário, os utensílios e as obras de arte, em exposição ou na Reserva Técnica, formam o acervo deste Museu. Horário de Visitação:

Terça a Sexta-feira, das 10:00 h às 19:00 h
Sábados, das 13:00 h às 19:00 h
Domingos e Feriados, das 15:30 h às 19:00 h

Só não mencionaram a assinatura da obra, não é?

Reparando de minha janela, não que tenha uma visão tão boa assim, mas um detalhe me chamou a atenção: uma pequena gravura entalhada num dos vértices do telhado, quase escondida, impossível aos olhos profanos na data de sua construção, mas hoje, com o Edifício das Secretarias ao lado é possível se ter uma visão do alto, mais precisamente do 5º andar.

Vejam se reconhecem.

Assinatura dos pedreiros livres?

Abraços

Klaus

29/09/2005

Fonte: JBNews - Informativo nº 141 - 15/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário