Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

MINUTO MAÇÔNICO

TRABALHO EM LOJA - 1º

1º -A Maçonaria é, antes de tudo, uma Escola onde individualidades escolhidas e animadas pelo espírito progressista vêm, inicialmente, aprender para si mesmas, e em seguida ensinar aos outros as doutrinas morais, filosóficas e sociais que preparam a evolução no sentido de progresso humano, tal como o concebemos, isto é, dentro da Liberdade, da Justiça e da Paz.

2º - Os trabalhos ritualísticos são caminhos mais seguros que conduzem ao ensino filosófico. Uma peça de arquitetura sobre um assunto maçônico, não é uma dissertação teológica sobre um assunto de convenção, é um estudo que, sempre, por um lado, há de referir-se às altas questões de Doutrina, de Filosofia, de Moral ou de Sociologia.

3º - Os trabalhos ritualísticos formam realmente a base essencial da obra de ensino das nossas Lojas, e serão o prefácio obrigatório e fecundo de uma outra categoria de trabalhos em Loja: as conferências sobre vários assuntos, seguidas geralmente de uma discussão contraditória, da qual caberá a cada Irmão tirar as conclusões no segredo de sua consciência.

4º - “Deste modo, vê-se que a razão de ser verdadeira dos trabalhos de uma Loja maçônica é de educar e instruir os seus membros, não em assuntos que são tratados no mundo profano, mas nos princípios maçônicos e nos conhecimentos que possuam real fundamento iniciático”.

5º - Este espírito de progresso regula a orientação e a organização das atividades das Lojas, não em suas manifestações tradicionais que permanecem idênticas, mas em todas as suas pesquisas, em todos os seus trabalhos, em todas as suas ações para o aumento em qualidade de seus adeptos, e depois, por eles, de todos os seres que os rodeiam.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário