Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ABERTURA DO COMPASSO

ABERTURA DO COMPASSO
(republicação)

Questão que faz o Irmão Roberto de Lima, ao que parece Irmão adormecido, Oriente de Caraguatatuba, Estado de São Paulo.
sosboraceia@uol.com.br

Como já estamos afastados a certo tempo de nossa Loja, aproveito o momento para perguntar ao Irmão por que o compasso tem que estar aberto a 30º na Loja de Aprendiz, a 45º na Loja de Companheiro e a 60º na de Mestre.

CONSIDERAÇÕES:

Embora não devesse responder a Irmãos que não estão na ativa, não é do meu feitio deixar alguém sem resposta, entretanto o que segue não irá acompanhado de explicações como de costume eu faço.

Se a questão for relacionada às Três Grandes Luzes Emblemáticas da Maçonaria temo em informar que isso não faz sentido algum, pois o Compasso é graduado simplesmente em uma abertura propícia que se coadune com os ramos do esquadro na composição sobre o Livro da Lei. 

É sabido que o que altera não é a abertura, porém a posição entre um e outro conforme o Grau que a Loja estiver trabalhando.

Se a abertura do compasso estiver relacionada ao momento litúrgico e ritualístico inerente à Iniciação, Elevação e a Exaltação, este seguro e pousado sobre o peito, só existe uma abertura – noventa graus para o Aprendiz e o Companheiro (uma ponta sobre o lado esquerdo do peito e a outra apontada para cima). Para o Mestre não existe qualquer abertura (as duas pontas ficam pousadas no lado esquerdo do peito).

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 564, Florianópolis (SC) 14 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário