Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

INDUMENTÁRIA DO MESTRE MAÇOM - A FAIXA

Em 08/02//2021 o Respeitável Irmão Emerson Paião, Loja Justiça e Caridade, 1.293, REAA, GOB-GO, Oriente de Itumbiara, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão:

A FAIXA DO MESTRE

Tomo a liberdade de pedir um breve esclarecimento, se possível.

Faz parte das insígnias do Mestre Maçom a Faixa (Fita). Embora prevista, vê-se em diversas Lojas do REAA que não é utilizada, muitas vezes ficando restrita a Comissão de treze membros, por exemplo, como em nossa Loja, nas sessões magnas.

Pergunto:

1) seu uso continua obrigatório?

2) sendo obrigatório, é usada em qualquer tipo de sessão?

Desde já agradeço a atenção e desejo uma ótima semana meu Irmão.

CONSIDERAÇÕES:

Sem dúvida. A faixa, conforme previsto no Ritual do REAA, Mestre Maçom em vigência no GOB é parte da sua indumentária.

Sendo assim, ela deve ser usada pelo Mestre, tanto nas sessões ordinárias como nas magnas.

O ritual também prevê que os que ocupam cargo, ficam dispensados do uso da faixa porque já trazem o colar com a joia distintiva do cargo. Contudo, tem sido nossa orientação que os Cobridores e os Expertos, além do colar, usem por debaixo dele também a faixa porque, conforme previsto no ritual, há nela (na faixa) um dispositivo anelar metálico destinado a acomodar a espada.

A faixa do Mestre também traz dela apensa a joia do Mestre Maçom.

Por oportuno, lembro que a origem da faixa vem do talabarte que nele trazia presa a bainha com a espada. Seguindo essa origem é que a faixa vai vestida do ombro direito para o quadril esquerdo (lembra o talabarte).

Na Maçonaria Francesa a espada, além de arma branca, também simbolizava nobreza. Nos séculos XVIII e XIX era costume na França, principalmente, que os nobres usassem uma espada. Nesse sentido, a galante Maçonaria Francesa, independente da classe social do Mestre Maçom, preconizava o uso da espada para todos. O sentido é mais ou menos o do chapéu que, tradicionalmente nas Lojas de Aprendizes e Companheiros, como símbolo de autoridade, só o Venerável usa chapéu, enquanto que nas Lojas de Mestres, todos indistintamente usam chapéu. Em síntese é como o rei que diante dos seus súditos se apresenta coberto, enquanto que diante dos seus pares, todos se cobrem.

Na Moderna Maçonaria, na maioria dos ritos o uso da espada por todos os Mestres caiu em desuso, permanecendo como símbolo desse antigo costume a faixa e a joia do Mestre.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário