Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 4 de setembro de 2021

AUSÊNCIA DO VENERÁVEL: SUBSTITUIÇÃO / PARAMENTOS

AUSÊNCIA DO VENERÁVEL: SUBSTITUIÇÃO / PARAMENTOS
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Washington Mendes, Loja Libertas Quae Sera Tamen, 2.574 – GOB-RJ, REAA, sem declinar o nome do Oriente, Estado do Rio de Janeiro.
wlmo@uol.com.br

Nesta administração, biênio 2011/2013, estou como 1º Vigilante. Ocorre que em outras ocasiões da ausência do Venerável Mestre (administrações passadas), o 1º Vigilante substituía o Venerável e na ausência deste, naturalmente, o 2º Vigilante. Por problemas de ordem pessoal, um determinado Irmão, decano da Loja, não deixou o 2º Vigilante assumir uma Sessão Ordinária.

Acontece que nesta administração o 1º Vigilante sou eu e assumi desde a posse, por três vezes, o cargo de Venerável, pela ausência do mesmo. O Irmão Orador disse-me que eu não usaria a joia de Venerável Mestre, ficando sem nenhuma. Não sou vaidoso a ponto de criar celeumas por causa da joia ou de outra coisa. Ocorre que prefiro hoje em dia buscar o conhecimento e não aceitar passivamente a colocação de Irmãos, colegas de trabalho, familiares, etc., pois existe muito "achismo" e "invencionices".

Gostaria de saber, somente para conhecimento, onde está previsto que o Venerável substituto não usa joia do cargo na sessão. Eu não encontrei nada, porém como não sou Mestre Instalado, achei que só poderia estar no ritual de Instalação de Venerável Mestre o amparo de tal situação. Nos demais cargos não vejo isso acontecer, senão o 1º Vigilante substituto não usaria a joia, o 2º Vigilante também não e assim sucessivamente. Todos os substitutos usam as joias do cargo. Poderia me esclarecer?

CONSIDERAÇÕES:

Para um melhor esclarecimento, primeiro seguem algumas ponderações. O Primeiro Vigilante substitui o Venerável Mestre em caráter precário e apenas nas Sessões Ordinárias (Econômicas), enquanto que nas Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, por exemplo, o substituto, se for o caso, será o ex-Venerável mais recente. O Primeiro Vigilante somente presidirá Sessões Magnas se ele for detentor do título de Mestre Instalado (Mestre Instalado não é Grau).

Em havendo impedimento definitivo do Venerável, pelos dispositivos legais, será realizada então uma nova eleição, independente de que o Primeiro Vigilante já tenha sido Venerável em ocasião (ões) anterior (es), isto é, Mestre Instalado.

A questão propriamente dita. Não sendo o Primeiro Vigilante um Mestre Instalado na ocasião da substituição precária do Venerável, este não pode usar a joia, bem como o avental e os punhos do Mestre Instalado, já que para tal ele precisaria ter passado pela cerimônia de Instalação, esta restrita apenas àqueles que foram eleitos para tal. Isso é contingência do ato de Instalação e daí, do título distintivo. Assim essa previsão é restrita ao Conselho de Mestres Instalados. 

Um Mestre Instalado será sempre um Mestre Instalado, todavia a joia do Venerável, passado o seu período no cargo, será substituída pela do ex-Venerável (no ritual de Mestre Maçom encontram-se essas distinções).

Quanto aos outros cargos quando substituídos, não sendo o do Venerável, não existe qualquer problema, pois estes não dependem do título distintivo do Mestre Instalado.

T.F.A.
PEDRO JUK
Contato: jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 554, Florianópolis (SC) 04 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário