Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

POTÊNCIA MAÇÔNICA, OBEDIÊNCIA MAÇÔNICA E ORDEM MAÇÔNICA - DEFINIÇÃO

Em 09/02/2021 o Respeitável Irmão João Batista dos Santos, Loja Luz e Caridade, 0525, REAA, GOB-MG, Oriente de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão que segue:

POTÊNCIA, OBEDIÊNCIA E ORDEM

Preciso de um apoio desse ilustre e sábio irmão!

Quero saber a sua definição para o seguinte:

Qual é a diferença entre *Potencia*, *Obediência* e *Ordem*, na administração da
Maçonaria?

CONSIDERAÇÕES:

Baseado no que mencionam bons dicionários da nossa língua, e no que se adequa à Maçonaria, o substantivo feminino, “Potência”, dentre outros, menciona autoridade, domínio. Ainda sob essa óptica, o substantivo feminino, “Obediência”, dentre outros, também alude à sujeição, dependência.

No que diz respeito ao substantivo feminino “Ordem”, me parece que o significado que mais se adequa é o que menciona uma confraria que se compromete a cumprir preceitos exarados em estatuto próprio. Seus membros prometem viver sob autoridade de certas regras.

No tocante aos títulos Potência e Obediência, entendo que ambos são títulos distintivos consagrados na Moderna Maçonaria, tanto para os denominados Grandes Orientes (vertente francesa), assim como as Grandes Lojas (vertente inglesa).

Pertinente ao termo Potência em Maçonaria, ele menciona autoridade e domínio, no caso sob as Lojas jurisdicionadas e Obediência cabe designar como submissão à vontade, no caso a de um Poder que governa uma constelação de Lojas.

Desse modo, parece que ambos os títulos acabam se correlacionando como entidades autônomas e soberanas que governam uma congregação de Lojas, no caso, Lojas Simbólicas.

Quanto à palavra Ordem, no caso Ordem Maçônica, vejo que a colocação extraída do dicionário, aqui já mencionada, é a definição que mais se adequa.

Concluindo, devo salientar que as exposições por mim aqui emitidas são de cunho interpretativo, mas não laudatório, pois não sou nenhum expert na ciência da gramática, podendo, portanto, serem contestadas pelos que de fato dominam as regras do vernáculo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário