Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

GLOBOS E O TOPO DAS COLUNAS SOLSTICIAIS B E J

GLOBOS E O TOPO DAS COLUNAS SOLSTICIAIS B E J
(republicação)

O Respeitável Irmão José Aparecido dos Santos, sem declinar o nome da Loja e o Oriente apresenta a seguinte questão:
aparecido14@gmail.com

Gostaria de maiores informações sobre as disposições sobre os capitéis das Colunas J e B, quando são iniciados os profanos e é informado que estão dispostos sob as duas Colunas, três romãs entre abertas e o significado é a união fraterna entre todos os amigos, irmãos do universo. Mas, em visita a uma Loja do Rito REAA, não tinha as romãs e sim sob a Coluna J Globo Terrestre e a Coluna B Globo Celeste, e não tinham informações do porque destas duas disposições diferentes das demais Colunas, e em leitura de alguns livros e disposição de Templos, verifiquei que estes dois Globos ficam dispostos no Oriente e nos capitéis das duas colunas que estão uma de cada lado no Altar de Salomão (Sólio). E este amigo, irmão é uma pessoa de sapiência e tenho plena certeza em dar estas explicações.

CONSIDERAÇÕES:

De fato existe muito pouca explicação no tocante aos símbolos que adornam os capitéis das Colunas Gêmeas – B e J. Ocorre que muitos autores não explicam que esses símbolos, sejam eles relativos ao Grau de Aprendiz ou ao Grau de Companheiro se apresentam apenas no Painel da Loja. Ainda assim essa nuance é bem mais própria dos ritos latinos quanto à exposição no dito Painel.

No Rito Escocês Antigo e Aceito, as Colunas Vestibulares marcam a passagem dos trópicos de Câncer ao Norte e Capricórnio ao Sul. Para os dois primeiros graus simbólicos do Rito, essas Colunas, além daquelas que estão posicionadas no átrio (entrada da Sala da Loja) elas ficam bem visíveis como parte integrante do corolário simbólico do Painel.  

Dessa maneira, esse costume de decorar o capitel das Colunas posicionadas no átrio deveria ser evitado, pois os símbolos do topo são distintos conforme o Grau – três romãs entreabertas (Aprendizes) e os Globos (Companheiros). Nesse sentido as Colunas dispostas no átrio corretamente não possuem símbolo algum sobre o seu capitel. 

No intuito de se evitar uma falsa interpretação, as romãs e os globos estão dispostos e visíveis sim, porém no Painel da Loja conforme o Grau trabalhado. Infelizmente muitos ritualistas não se aperceberam desse detalhe e continuam exarando instruções sem uma melhor explicação do fato, o que tem trazido em não raras vezes o elemento contraditório e mesmo confuso.  

Outro aspecto deveras importante é saber no qual sistema a Loja pratica a sua ritualística – a dos Ritos de origem francesa, ou a dos Trabalhos ingleses (na Inglaterra não se reconhece rito, porém trabalho). 

No sistema latino (francês) do qual faz parte o Rito Escocês Antigo e Aceito é praticamente unânime que a localização da porta de entrada do Templo (Loja) está posicionada no extremo do Ocidente em sua porção central, enquanto que no formato anglo-saxônico (inglês) essa não é uma tônica comumente seguida, pois conforme o costume do Trabalho, a porta de entrada pode estar situada no lado Norte, raras vezes na parte central e em outras com duas portas, à direita e à esquerda da parede ocidental. 

Nesse caso e conforme o costume, as Colunas Gêmeas (assim comumente são tratadas na Inglaterra) podem aparecer ladeando a porta no interior ou exterior da mesma, bem como diante do tapete central, às vezes na frente do Segundo Vigilante e em outras até no Oriente. 

Já no sistema latino como citado anteriormente, as Colunas B e J estão posicionadas junto à entrada e normalmente invertidas em relação ao sistema inglês, salvo o Rito Escocês que é de origem francesa, porém mantém a posição das Colunas no formato antigo (igual ao inglês). 

Outra característica dos ritos de origem latina é que estes, exceto o Rito Escocês, interiorizam as Colunas (junto à porta, porém do lado de dentro), já no verdadeiro escocesismo simbólico estas ficam dispostas no átrio (externas) como Colunas Vestibulares, ou Pilares Solsticiais. 

Assim, os símbolos sobrepostos aos capitéis no “Rito Escocês Antigo e Aceito” estão presentes sobre as Colunas visíveis no Painel do Grau e não necessariamente nas Colunas existentes no átrio.

Quanto a Loja que possui Colunas no Oriente ladeando o sólio, se ela pratica o Rito Escocês Antigo e Aceito, está inquestionavelmente equivocada.

Finalizando, gostaria de reforçar o que venho de há muito tempo explanando: urge a necessidade de que o estudante de Maçonaria compreenda que existem diferenças, às vezes sutis e outras gritantes entre os dois sistemas principais praticados no mundo. 

Um é o latino que é de tendência “Deísta” e o outro o anglo-saxônico, cujo arquétipo é mais “Teísta”. Conforme o sistema e a tendência os Ritos e Trabalhos se desenvolveram e aperfeiçoaram a partir do Século XVIII e, para a interpretação salutar dessa doutrina e ritualística, é no mínimo imprescindível que se conheça essa diferença, principalmente aqui no Brasil onde a imensa maioria dos Irmãos “acha” que tudo é igual na concepção doutrinária, litúrgica e ritualística. Ledo engano!

E.T. – Na referência feita sobre as Colunas Vestibulares no tocante ao Rito Escocês, elas são as mesmas, tanto as do átrio como aquelas desenhadas no Painel.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 571, Florianópolis (SC) 21 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário