Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

"NOVAS" ORGANIZAÇÕES MAÇÔNICAS INTERNACIONAIS DE "RECONHECIMENTO"
Marcelo Artilheiro

UNIÃO MAÇÔNICA DO MEDITERRÂNEO

Em 2000 foi fundada a União Maçônica do Mediterrâneo por iniciativa do Grão-Mestre Franco Franchi, Grão-Mestre da Grande Loja de Itália, que na ocasião fezum apelo às potências maçônicas da bacia do Mediterrâneo, trata-se de umaAssociação de 15 Obediências, adogmáticas e liberais dos países da bacia do Mediterrâneo. A UMM trabalha para a manutenção e difusão da cultura e da história iniciática do Mediterrâneo e para o estudo dos problemas da atualidade. Pretende interpretar sinais dos novos tempos, não em competição, mas como alternativa a outras instituições maçônica internacionais, como objetivo de dar força e autonomia a uma Maçonaria livre das rígidas regras impostas pela Grande Loja Unida de Inglaterra. A UMM tem uma visão aberta e moderna da Maçonaria, que abrange não só a velha Europa, mas também países do Oriente Médio e do Norte de África. Uma perspectiva que visa incentivar o diálogo para garantir um futuro de tolerância, respeito e partilha com todos os que sofrem guerras, fanatismos e privações de todo o tipo.

CLIPSAS OU CENTRO DE LIGAÇÃO E DE INFORMAÇÃO DAS POTÊNCIAS MAÇÔNICAS SIGNATÁRIAS DO APELO DE ESTRASBURGO

O CLIPSAS ou Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçônicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo é um organismo internacional que visa reagrupar Obediências Maçônicas da maçonaria liberal e adogmática de todo o mundo e congregar maçons, homens e mulheres, que considerem que a “Liberdade Absoluta de Consciência é a grande vitória da humanidade sobre ela mesma“. Tem como objetivo principal criar um centro de união fraternal entre os Maçons que consideram que a liberdade de consciência é uma vitória da humanidade sobre si mesma e que, longe de ser um fator de desunião, ela conduz, graças à livre confrontação de opiniões, à supressão de todas as barreiras.

Fundada em 22 de Janeiro de 1961 por convocatória dirigida à maçonaria mundial pelo Grande Oriente da Bélgica e o Grande Oriente de França, para um encontro em Estrasburgo, encontro esse motivado pela intransigência crescente que a Grande Loja Unida de Inglaterra e outras a esta associadas, nomeadamente as Grandes Lojas dos vários estados dos Estados Unidos da América, que pretendiam impor como regra às restantes Obediências Maçônicas mundiais a exclusividade da crença dogmatica e obrigatória de Deus (não aceitando religiosos de outras religiões não monoteístas, agnósticos, descrentes ou ateus) para além da não aceitação como iniciados de mulheres, “escravos, negros, índios e deficientes”.

As Obediências Maçônicas então reunidas e que não aceitam nem se mantem nas regras atrás referidas e respeitando as suas soberanias, os seus ritos e os seus símbolos numa real e verdadeira cadeia de União Universal, decidiram assinar entre si um acordo em Estrasburgo.

Deve-se entender que o CLIPSAS é por isso uma Federação Internacional de Obediências Maçônicas (associações legais nos seus próprios países) e não centralizada não tendo por isso os seus órgãos que promulgar decretos impositivos ou que invadam o espaço das Obediências membros que a esta pertençam.

Os seus fundadores e continuadores consideram por isso que o CLIPSAS deve ser a pedra angular de uma União Fraternal de Maçons que consideram que a liberdade de consciência é a maior vitória da humanidade e que deve ser porisso um fator de união e não de desunião entre todos os homens e mulheres iniciados e que isto deve ser o princípio de supressão de barreiras entre estes e entre toda a humanidade.

Assim, o CLIPSAS, organiza colóquios anuais em que se discutem não só temas maçônicos mas também temas sociais que preocupam o mundo moderno, efetuando sínteses, para que, e de forma positiva se possa refletir em conjunto e possam participar de forma construtiva na criação de uma opinião e aprofundamento de uma reflexão interna não só nas Obediências Maçônicas que desta fazem parte mas e mais importante sobre os seus membros, Maçons (mulheres e homens), que enquanto seres sociais poderão contribuir para que um mundo seja um lugar mais justo, fraternal e livre.

Deste modo, o CLIPSAS, não proíbe que algumas Lojas ou até de Obediências signatárias, abram algum livro sagrado (Bíblia, Torah, Alcorão, etc.) durante seus trabalhos e roguem pela proteção dogmática do Grande Arquiteto do Universo ou que imponham acesso exclusivo de homens ou de mulheres à sua iniciação, apenas pretende que as suas signatárias não proíbam que outras o façam e ao estabelecer mútuo reconhecimento entre as suas signatárias na prática permitem visitas e a participação em igualdade de circunstâncias de homens e mulheres maçons aos seus trabalhos desde que assim aceites pelas suas Lojas.

ALIANÇA MAÇÔNICA EUROPEIA

A Aliança Maçônica Europeia (AME) possui mais de 30 obediências provenientes de 16 países europeus (Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália,Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Suíça e Turquia –Convidados: Alemanha e Hungria) com o objetivo de representar junto da União Europeia, os valores defendidos pela Franco-Maçonaria Liberal.

Estes valores foram herdados do espírito do Iluminismo do século XVIII, ou seja, de um período da nossa civilização onde, sem ignorar uma dimensão espiritual, foram expressas a fé no perfeccionismo do ser humano, a promessa da sua capacidade em fazer progredir o mundo para um futuro melhor do que o passado, mais livre e mais igual e a convicção que esta capacidade está diretamente ligada à possibilidade de se servir da razão (suprema faculdade do homem» segundo Voltaire.)

A franco-maçonaria liberal, corrente na qual se inscreve a AME, define-se como sendo adogmática, o que significa que não impõe nenhuma crença aos seus membros porque ela promove a liberdade de consciência, o livre-arbítrio e o espírito crítico. Não são nem uma religião nem uma seita nem um partido político. As obediências da AME são compostas por membros que escolhem refletir e promover os mais altos valores morais de uma forma progressista liberta de modelos de pensamentos recebidos ou de movidos por ideologias do momento.

Estão imbuídos de ideais de democracia, de fraternidade, de igualdade de direitos para todos os seres humanos e do direito de cada um à dignidade humana. Fundamentam a sua estrutura na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, na Convenção Europeia para a Proteção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais de 1950 e na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia de 2000. Rejeitam todo o tipo de discriminação e forma de obstar a liberdade de expressão qualquer que seja o domínio.

Defendem o princípio de uma laicidade europeia o que implica uma independência estreitíssima das instituições europeias com as igrejas e organizações filosóficas. Consideram que as convicções filosóficas ou religiosas são do foro privado e não podem ser impostas.

Independência, mas não ignorância e felicitam-se pelo Diálogo instaurado noArtigo 17º do Tratado de Lisboa entre as Instâncias europeias, as igrejas, as organizações filosóficas e não confessionais. Situam-se, plenamente, no ontexto deste artigo procurando torná-lo mais eficiente, buscando, assim, trazer reflexões nos debates que aludem à construção da Europa. É com este objetivo que se define como “centro de ligação, de observação e de estudos, afim de aperfeiçoar a ação comum dos nossos membros, face à União Europeia, aos Estados Membros e a qualquer instituição europeia.” Concretamente, organizamos sessões de trabalho sobre temas como: educação, democracia, cidadania, diálogo intelectual, desigualdades, inovação social, etc. Organizamos Colóquios no Parlamento Europeu.” Os relatórios desses trabalhos estão disponíveis neste site: http://www.ame-ema.eu/

A Aliança Maçônica Europeia pode realizar qualquer intervenção respeitando o seu objetivo, permitindo ou facilitando a realização do mesmo. A AliançaMaçônica Europeia (A.M.E.) está inscrita no Registo de Transparência da UniãoEuropeia com o nº 916946818172-34.

Fonte: https://artilheiro7.wixsite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário