Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

REAA - NOVO RITUAL - TRANSMISSÃO DA PALAVRA

Em 25.03.2025 o Respeitável Irmão Francisco Gomes, Loja Jesus Sales de Andrade, 4863, REAA, GOB-CE, Oriente de Varjota, Estado do Ceará, apresenta as questões seguintes:

NOVO RITUAL – TRANSMISSÃO DA PALAVRA

Dentre as dúvidas meu irmão, pergunto:

1º Os DDiác∴ ao transmitirem a P∴ S∴, fazem a mesma letra por letra, sussurrado ou tem que após falar a palavra após soletrar letra por letra?

2º Na entrada no tempo, todos entram em silêncio ou tem que se anunciar o Ven∴ M∴ para entrar na porta?

3º O Eminente do Estado, quando presente em loja, senta-se pelo ombro direito ou esquerdo do Venerável?

4º Quanto ao uso da palavra pelos VVig∴, quando passado a palavra para as colunas, eles podem fazer o uso da palavra sem pedir ao Ven∴? Ele pede permissão ao Ven∴ ou ele dá um golpe com o malhete e consecutivamente o Ven∴ responde com outro, para que assim ele tenha uso da palavra?


RESPOSTAS:

Caro Irmão, boa tarde.

1.Na abertura e no encerramento dos trabalhos, quem transmitir a palavra sagrada dá as suas quatro letras seguidas e sussurradas no ouvido direito do seu interlocutor, e ponto final. Concluída a transmissão, não existem repetições de letras ou sílabas. Por não se tratar de um exame (telhamento), não há, entre os interlocutores, nenhuma troca de letras.

2.Na entrada do préstito não se anuncia o ingresso do Venerável Mestre. Isto nem mesmo consta no ritual vigente. Portanto, basta que o Mestre de Cerimônias, indo a frente e em silêncio, como está no ritual, o conduza até o Oriente.

3. Se a cadeira à direita do Venerável (relativa ao seu ombro direito) não estiver ocupada por quem de direito, o Eminente Grão-Mestre Estadual também pode ocupá-la.

4. Reinando silêncio na sua Coluna, se o Vigilante resolver falar, pede, por um golpe de malhete, a palavra diretamente ao Venerável Mestre. O Venerável Mestre, para concedê-la, também dá um golpe de malhete - é o costume consagrado.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário