Sérgio Quirino Guimarães
Todos visualizamos a Maçonaria como uma ORGANIZAÇÃO de homens voltados ao próprio aprimoramento e atuando para o bem comum. Eu gostaria que vivenciássemos nossa Ordem como um ORGANISMO no sentido biológico. O sentimento de organização como instituição nos mantém juntos, mas o trabalho como organismo nos mantém unidos. Precisamos compreender que somos parte de um sistema integrado e interdependente.
O corpo humano é constituído por sistemas, um sistema é o conjunto de órgãos, órgãos são conjuntos de tecidos e tecidos são conjuntos de células.
A Maçonaria é constituída por Potência, as Potências só existem por conta das Lojas, as Lojas são conjuntos de Maçons. Mas, em última instância um organismo vivo é constituído por células e como fazermos nossa a analogia? As “células maçônicas” sãos os sentimentos e disposições da alma para a prática do bem, as aspirações incessantes para o combate de tudo que avilta o homem e a necessidade intrínseca do estudo.
A Maçonaria não surgiu com a intenção de se criar uma empresa, há muita diferença entre Instituição Maçônica e Sublime Ordem. Precisamos nos fortalecer, procurarmos e desenvolvermos atividades que propiciem a “oxigenação das células maçônica”. O lema da organização maçônica é LIBERDADE – IGUALDADE – FRATERNIDADE, mas para o organismo maçônico é LEALDADE – COMPROMETIMENTO – CARIDADE.
Observem como está o mundo ao nosso redor. Não lamentem pelos caminhos que outros estão trilhando. Vejam que temos à nossa frente um infinito de oportunidades para praticarmos o que nossas instruções. Conscientize-se que o seu mundo verdadeiro é onde sua vista alcança e nele há muito o que ser transformado. Ou você não é um Construtor Social?
As vezes nos preocupamos com o macrocosmo e esquecemos o microcosmo. Preocupamos-nos por terem matado um líder político e a contra ofensiva terrorista dos seu seguidores e esquecemos que perto de nós há uma comunidade carente, que simplesmente precisa de voluntários para ler histórias para meninos, evitando que eles fiquem nas ruas e sejam “adotados” por traficantes.
O ambiente do planeta Terra é para o Maçom consciente de seu papel social, uma grande Academia que fortalece os “músculus éticos”, desenvolve seu “sistema moralis esquelético”, amplia sua capacidade “cardio-espiritualis”, expande “honradez neural”.
Esta semana em uma troca de e-mail com o Irmão Haroldo Nascimento ele me ensinou que um atleta independente do esporte que pratica, busca a excelência de sua forma física realizando vários exercícios físicos, trabalho aeróbico, alongamentos, etc. Caso não realize essas atividades e fique parado, seus músculos atrofiarão e ele não mais será um ”atleta”. Tornar-se-á apenas um homem fantasiado com um uniforme esportivo.
Para que um profano possa se tornar um Maçom, além de vários atributos, ele deverá ter principalmente a sensibilidade do trabalho solidário, buscando ajudar aqueles menos favorecidos. Para que isso ocorra e melhore a cada dia, devemos exercitar o nosso coração estando sempre disponíveis nas ações solidárias ou então nos tornaremos perjúrio. E assim este ser será apenas um homem fantasiado com um avental. Jamais devemos esquecer que fomos criados a semelhança de Deus, então é salutar honrar nossa herança divina.
Fonte: JBNews - Informativo nº 255 - 10.05.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário