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PERGUNTAS & RESPOSTAS

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sexta-feira, 17 de junho de 2011

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOCÊNCIA MAÇÔNICA

Ir.·. Fábio Böckmann Schneider

Partimos de três premissas ao introduzir o tema: a Primeira é a adoção de programas oficiais pelas Potências Maçônicas, no sentido de harmonizar a aprendizagem e o ensino da história, doutrina, filosofia, ritualística, esoterismo e simbolismo existentes na Ordem Maçônica. Impende referir a máxima Maçônica que pretende “tornar feliz a humanidade”; por meio do pressuposto da mudança da sociedade para melhor, sendo esta a segunda premissa, aperfeiçoando-a e promovendo as condições para a evolução progressiva e pacífica de toda a pessoa humana, tarefa da mais alta magnitude. A terceira premissa pressupõe que o conhecimento maçônico é um instrumental que possui valores universais, induzindo a busca dos elevados objetivos pretendidos pela instituição Maçonaria.

As premissas em nível introdutório podem ser combinadas com aspectos fundamentais da Instituição Maçônica, tais como a manutenção do segredo em relação aos toques, sinais e palavras, o livre pensar de cada maçom e a união e fraternidade maçônica.

Não há de nossa parte qualquer pretensão no sentido de propor um programa de docência maçônica que impeça a união e a fraternidade maçônica, muito menos a revelação dos segredos ou qualquer impedimento ao livre arbítrio e pensar de cada irmão.

Infelizmente, é bastante comum a insuficiência na aprendizagem e no ensino do conhecimento maçônico, por vezes inexistindo a docência. A simples leitura das instruções e a repetição de práticas simbólicas não podem ser consideradas uma docência.

Desde já, referimos a existência de Potências e/ou Lojas Maçônicas que possuem metodologia, didática e fiscalização do estudo do conhecimento maçônico, mas também existem Potências e/ou Lojas Maçônicas que não adotam sistematização do estudo Maçônico.

Ao desenvolver o tema, insere-se a variável das relações institucionais, haja vista a existência da soberania de cada Potência no âmbito de sua jurisdição e a autonomia de cada Loja Maçônica no que diz respeito à sua administração. Importante referir a existência de questões sensíveis a esses aspectos, em face das relações de poder, que inclusive contribuíram para as cisões hoje existentes na Maçonaria.

Atualmente, esse aspecto tem sido tratado de forma mais condizente com os princípios de tolerância e fraternidade. O Estado de Rio Grande do Sul, por exemplo, tem demonstrado os bons resultados do Tratado de União, Recíproca Amizade, Fraternal Convivência e Estreita Colaboração e Mútuo Socorro entre as três Potências (firmado em 08 de dezembro de 1998) regulares com fundamento nas suas Cartas Constitutivas, que permitem a expressão da Maçonaria Unida.

Havendo este gesto de união entre as Potências, é possível vislumbrar novas possibilidades, dentre elas o estudo do conhecimento Maçônico. Havendo a proposição, antes é necessário discorrer a respeito de algumas dificuldades a serem superadas na eventualidade da adoção de uma metodologia e didática para ministrar o conhecimento Maçônico, além da formação de ministradores deste conteúdo. Podemos sintetizar em três mais relevantes: a adoção de metodologia e didática unificada, a peculiaridade e especialidade do conhecimento Maçônico, combinada com as variadas formas de rito e tradição de cada Loja e Potência, e a grande heterogeneidade da formação educacional e cultural do quadro de Irmãos.

Felizmente, não existem soluções imediatas e definiti-vas para a problemática, pois se existissem seriam baseadas na imposição e no autoritarismo. Existe a necessidade da construção das alternativas para a superação dos entraves ao processo. Por outro lado, é possível utilizar os conhe-cimentos e métodos do mundo profano combinados com a tradição e experiência Maçônica na busca de ações e meios para atingir os objetivos pretendidos: as três pre-missas referidas na introdução, a adoção de programas de docência e formação de ministradores do conhecimento maçônico pelas Potências Maçônicas, no escopo de tornar feliz a humanidade por meio da transformação baseada neste conhecimento.

Na proposição de idéias, ações e procedimentos são ínsitos os riscos da incompreensível e/ou resistência das Instituições e pessoas que as constituem por razões diversas – faz parte das relações humanas e da pretendida evolução baseada na mudança e aperfeiçoamento. Existem valores, preceitos fundamentais valiosos que podem servir de instrumental poderoso na superação dos entraves e na sedimentação de uma cooperação ainda maior entre as Potências Maçônicas de todos universo. Dentre eles, a harmonia combinada com a busca do conhecimento com qualidade e responsabilidade.

A harmonização de procedimentos e ações, sem descurar da indispensável organização e estruturação do conhecimento Maçônico é um caminho factível a ser construído entre as Potências Maçônicas. A adoção de padrões de qualidade no que tange à metodologia e à didática na transmissão do conhecimento Maçônico, combinados com a devida avaliação dos aprendizes e dos ministrantes que podem ser preparados e aperfeiçoados em cursos regulares para melhoria do sistema como um todo.

A responsabilidade do futuro da Maçonaria está no alcance dos seus dirigentes, depende de seus atos e as diretrizes das Instituições repercutem de forma determinante em seus subordinados/associados. Não será diferente em relação ao conhecimento maçônico.

As Academias de Letras Maçônicas, sejam Estaduais, Regionais ou Nacional, podem contribuir de forma decisiva para a discussão e enfrentamento da problemática. Poucos podem propor políticas de alcance geral, e menos pessoas ainda detêm o poder para implementá-las.

Não descurando das dificuldades do debate proposto, nem tampouco minimizando a sua complexidade, acreditamos que independente do momento mais adequado para a proposição de medidas efetivas, tais como a criação de comissões de estudo vinculadas às Potências ou à definição de cronogramas e competências para o debate em torno das relações institucionais e docência maçônica, é necessário dar o primeiro passo.

Ao concluir, é possível afirmar que cada ação no sentido da implementação do processo de aprimoramento e harmonização da docência maçônica em si é auspiciosa. Haja vista estar em consonância com os fundamentos basilares da Maçonaria Universal, que contribui para um melhor conhecimento de nossas Instituições, pode propiciar uma cooperação ainda maior e mais qualificada entre as Instituições e os Irmãos como um todo.

Essencialmente, ainda pode colaborar para a evolução da Ordem com mais e melhor conhecimento em prol da consolidação da cultura Maçônica e em benefício de toda a sociedade.

Fonte: JBNews - Informativo nº 293 - 17.06.2011

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