GOLPES DE MALHETE
Na Leitura do novo Ritual Aprendiz do REAA 2024, surgiu uma dúvida quando na Página 140, após o candidato “esgotar toda a bebida que restou na caneca”, há a batida por parte do 1º Vig∴, depois 2º Vig∴ e por final do Venerável que complementa com uma frase. Tendo, portanto, uma troca na ordem das batidas, diferente do ritual de 2009 e não constante nenhuma informação no SOR nos itens 110 a 114. As perguntas são: Foi algum erro de impressão?
CONSIDERAÇÕES:
Não se trata de digitação errada. O ritual está correto. A ordem de sequência de golpes de malhete é 1º e 2º VVig∴. O golpe dado a seguir pelo Ven∴ Mestre é para atender à solicitação dos VVig∴.
Destaco que esta ação não é uma de salva de bateria dada sobre o altar e nas mesas dos VVig∴.
Explico: o golpe dado pelo 1º Vig∴ significa um pedido para cessar a prova, o qual é acompanhado pelo 2º Vig∴. Já o golpe de malhete dado a seguir pelo Venerável Mestre, não é um pedido, mas um golpe de alerta e reprimenda ao Candidato antes dele encerrar a prova.
Assim, quem pede ao Ven∴ Mestre para cessar a prova são os VVig∴. Nesse contexto, o Ven∴ não participa do pedido porque é ele, ajudado pelo Sacrif∴, quem está aplicando a prova (não faria sentido ele pedir para ele mesmo a cessasse). Desta forma, para que a prova efetivamente seja encerrada, o 1º Vig∴é o primeiro a pedir por um golpe de malhete, seguido logo depois pelo o 2º Vig∴. Atendendo aos VVig∴, o Ven∴ Mestre com um golpe de malhete manda retirar o Cand∴ e encerra a prova.
À vista disso, a sequência de golpes dados pelos VVig∴, nesta ocasião, não se trata de uma salva pela bateria. Trata-se sim de um pedido feito pelo VVig∴, atendido pelo Ven∴ Mestre.
T.F.A.PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário