Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 18 de julho de 2022

A MARCHA DO COMPANHEIRO E A ENTRADA EM LOJA

(republicação)

O Respeitável Irmão Walter Monteiro Filho, membro da Loja Sá Carvalho e Delegado do Grão-Mestre, Oriente de Apucarana - PR, REAA, sem declinar o nome da Obediência, apresenta a seguinte questão: wmonteiro50@hotmail.com

Assunto: Entrada em Loja após uma Sessão de Elevação.

Estive conversando com o nosso Irmão Hercule, e lhe fiz umas perguntas, mas ele me disse que quem entende de ritualística do REEA é você meu Irmão. Explique-me isso sim? Queria por favor, que me explicasse como se faz a entrada após uma Sessão de Companheiro. Entra-se: com Sinal de Aprendiz e depois, ao se completar os T⸫ passos, simplesmente troca-se o Sinal sem completar o Sinal de Aprendiz, ou se desfaz o Sinal de Aprendiz, muda-se para o de Companheiro e por fim faz-se o Sinal de Companheiro às Três Luzes da Loja. Não sei se me fiz entender.

CONSIDERAÇÕES:

A questão tem sido exaustivamente tratada. Todo o Obreiro que por dever de ofício ou ritualístico compuser o Sinal Penal, ele para desfazê-lo o fará pela pena simbólica.

Assim, no caso da questão acima, por ocasião da Marcha do Companheiro, ao terminar os passos do Aprendiz ele desfaz o Sinal Gut⸫ executando a pena e imediatamente compõe o Sinal Cord⸫ para completar a Marcha nos passos seguintes. Findada a mesma, ele (o Companheiro) faz a saudação às Luzes da Loja pelo Sinal na forma de costume (executando a pena simbólica).

O mistifório tem se apresentado na questão da saudação. Ora, não é em todos os momentos que um Obreiro ao compor o Sinal estará obrigatoriamente saudando alguém, todavia toda saudação para alguém é feita pelo Sinal.

A regra universal é que em se estando à Ordem para desfazer o Sinal se faz obrigatoriamente atendendo a pena lendária.

Assim, um Sinal é composto primeiro para demonstrar o seu objetivo, cujo intento é completado pela aplicação da pena – sinal composto, não se desfaz de outra forma, senão pela maneira de costume, isso em qualquer circunstância, esteja se saudando alguém ou o compondo por dever de ofício.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 772 Florianópolis (SC) – 07 de outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário