Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 1 de julho de 2022

CARTA CONSTITUTIVA E O USO DA PALAVRA DE PASSE

Em 01.12.2021 o Respeitável Irmão José Antônio Silva dos Santos, Loja Guaicurus, 4.317, REAA, GOB-MS, Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta as dúvidas seguintes:

CARTA CONSTITUTIVA E PALAVRA DE PASSE

A dúvida e referente à carta constitutiva, como a maioria das Lojas loca o templo não seria correto cada loja no dia do seu trabalho colocar sua carta constitutiva documento este que da legalidade para funcionamento da oficina? A segunda pergunta se refere a palavra de passe do Companheiro Maçom, quando usamos ela em loja? Onde o ritual fala quando entra em Loja?

CONSIDERAÇÕES:

Sem dúvida, isso seria o ideal, ou seja, só estivesse presente a Carta Constitutiva da Loja aberta na ocasião.

Sabemos, contudo, que geralmente não é assim que acontece. Provavelmente por comodidade, as Lojas que ocupam o recinto acabam deixando as Cartas expostas. O mesmo acontece com os Estandartes.

O certo é que o Arquiteto, ao preparar o templo para a sessão, isto é, antes de se abrir a Loja, tome as devidas providências nesse sentido.

No tocante à Palavra de Passe, ela, pela sua própria definição, já demonstra que a sua serventia é para pedir passagem. Obviamente que essa passagem é para se ingressar no Templo.

Dado a isso é que quando da verificação dos Vigilantes na liturgia de abertura, eles não a pedem, pois todos já estão dentro do templo (não se trata de passagem de fora para dentro).

Essa orientação está escrita no SOR – Sistema de Orientação Ritualística que está na página oficial do GOB e existe para ser aplicado sobre os rituais – Decreto 1784/19 do Grão-Mestre Geral.

A Palavra de Passe, a despeito do seu cunho iniciático, somente é solicitada para ingresso no Templo. Isto é, o visitante a dá depois de ter sido antes examinado pelo Sin∴, pelo Toq∴ e pela Pal∴ Sagr∴. Assim, é por último que o examinador pede a Palavra de Passe para que possa se efetivar a “passagem” (do Átrio para dentro do Templo).

T.F.A.
PEDRO JUK- jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário