Em 09/07/2022 o Respeitável Irmão Fernando Luiz Koehler, Loja Plácido de Castro, GORGS, Oriente de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, faz a seguinte pergunta:
E PLURIBUS UNUM
Tomei a liberdade de entrar em contato via e-mail pra solicitar um apoio teu para um Trabalho de Pesquisa sobre um tema que vou te expor.
Como és um expert em assuntos maçônicos, me lembrei de ti para me auxiliar nessa tarefa, lógico se tiver disponibilidade.
O tema é a citação latina E PLURIBUS UNUM utilizada pela Maçonaria. Esta citação está no símbolo utilizado pelo Grande Oriente do Rio Grande do Sul e creio que também seja utilizado pelas demais potências.
Não encontrei material de pesquisa sobre o do porquê a Maçonaria utilizou essa citação em seu símbolo, quando foi utilizada essa citação assim como o seu significado dentro da nossa ordem.
Pesquisei no Google e só encontrei que essa citação foi utilizada pelos Estados Unidos no século 18 e aí vai. Não cita nada em relação a Maçonaria.
O meu interesse nessa matéria é que me solicitaram que fizesse uma Instrução a respeito.
Caso tu possas me ajudar no sentido de encontrar as explicações sobre esse símbolo te agradeço muito.
Só pra te passar, sou duplamente filiado à Loja Venâncio Aires desde 2008 e desde aquela época represento a mesma na PALM como Deputado, que é o Poder Legislativo do GORGS.
CONSIDERAÇÕES:
“E pluribus unum” é uma expressão latina cujo significado é “entre muitos, um” que parece ter ficado conhecida nos Estados Unidos da América do Norte por conta de ela ter sido escolhida, em 1776, como um lema utilizado na Revolução Americana. A provável razão da sua adoção foi para representar naquela ocasião a união das treze colônias independentes que se tornavam uma grande e única nação.
No contexto maçônico, entendo que não é uma expressão utilizada “pela” Maçonaria como um todo, mas particularmente por uma Obediência Maçônica que a adotou provavelmente para simbolizar a união das Lojas que estão sob a sua jurisdição, quem sabe?
Não tome essa minha colocação como uma afirmativa laudatória, porém como uma possibilidade.
Nesse sentido o lema, ou a expressão “E pluribus unum” não possui adoção universal na Maçonaria, isto é não é um lema maçônico que esteja presente na amplitude do seu contexto. Como dito, é uma adoção de uma, dentre tantas, obediência ou potência maçônica. O GOB, por exemplo, adota do seu escudo distintivo a frase latina “Novae Sed Antiquae” que significa “Nova, Porém Antiga”.
No que diz respeito ao traçado da sua Peça de Arquitetura, sugiro que o Irmão, para alcançar seu objetivo examine a história do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, sobretudo aquilo que diz respeito à heráldica do seu escudo representativo, até porque deve existir nesse conjunto um memorial descrevendo o significado do conteúdo adotado.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário