(republicação)
Em 25/09/2017 o Respeitável Irmão José Antonio Figueiredo de Sousa, Loja Acácia da Vila Prudente, 1648, REAA, GOSP-GOB, Oriente de São Paulo, Capital, formula a seguinte questão:
DISPOSIÇÃO DO ESQUADRO E COMPASSO GRAU 2
Sou Orador recém-empossado na Loja. Solicito sua orientação no esclarecimento de uma dúvida que persiste há tempos sobre a posição do Compasso no Grau de Companheiro Maçom no REAA.
No ritual do Grau 2 do REAA está descrito "ponta dir⸫ do Com⸫ sobre o Esq⸫" (grifo meu), a seguir uma foto da página do ritual:
Tendo em vista essa descrição, qual a verdadeira posição do esquadro? Conforme a seguir, posição "A" ou posição "B"?
Certo de sua atenção fico a disposição e no aguardo de orientações.
CONSIDERAÇÕES:
As fotos que o Irmão menciona infelizmente não vieram com a pergunta.
ESQUERDA DIREITA |
Conforme a sua exposição na pergunta, do ponto de vista de quem abre o Livro da Lei, segundo o Ritual, confuso como sempre, dá a entender que no entrelaçamento com o Esquadro a ponta do Compasso que vai por cima é aquela que fica apontando aproximadamente para o Sul.
Na verdade o Compasso “possui” hastes, enquanto que o Esquadro possui “ramos”. Assim, conforme a posição dos objetos que vão dispostos sobre Livro da Lei, o Esquadro tem os seus ramos voltados para a parte superior do Livro, enquanto que o Compasso tem as suas hastes voltadas para a base do Livro. Tudo isso do ponto de vista daquele que diante do Altar dos Juramentos fica voltado para o sólio (lugar do Venerável Mestre).
A direita nesse caso é de quem lê o Livro da Lei, portanto direita e esquerda não é a “do” objeto, mas a “do” leitor (vide figura).
T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário