Em 17.12.2022 o Respeitável Irmão Ismael Ramos Gomes, Loja Luz e Verdade, 0123, MRGLSC (CMSB), sem mencionar o nome do Rito, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, apresenta a questão que segue:
O PERSONAGEM T∴ NO GRAU DE MESTRE MAÇOM
Me reportei ao Irmão por mensagem pelo Messenger e com a costumeira atenção foi orientado a fazer meus questionamentos por aqui...
A dúvida e falta de conhecimento que me trazem aqui é o seguinte: Se Tub∴ era da linhagem de Caim, o primeiro assassino da história, se T∴ em tese falsificava armas, se T∴ confrontou Noé na construção da Arca, etc...
Por que consta seu nome na P∴ S∴ do M∴?
COMENTÁRIOS:
No que diz respeito ao REAA, T∴ é a P∴ de P∴, e não a P∴ S∴ do 3º Grau.
A questão é de característica alegórica e não histórica, pois é sabido que muitos personagens e passagens que constituem lendas e alegorias maçônicas foram retiradas do Velho Testamento e inseridas nos velhos manuscritos (Old Charges) das corporações de ofício da Idade Média (Maçonaria Operativa).
Assim, no 3º Grau da Moderna Maçonaria o personagem T∴ representa um forjador de metais que na conjuntura iniciática concebe um elemento de transformação pelo elemento fogo (a forja dos metais) e dá enfoque no que é produto da perseverança para se alcançar o belo e duradouro. A compreensão desse enigma iniciático habilita o Mestre Maçom a, depois de ter alcançado o topo da Esc∴ em Carac∴, conhecer a árvore da vida - A A∴ M∴ É C∴.
O conteúdo iniciático do 3º Grau acabou sendo construído na Moderna Maçonaria após 1725 na Inglaterra quando surgia o grau especulativo do Mestre Maçom. Anteriormente a isso, a Maçonaria dos Aceitos possuía apenas e tão somente dois Graus.
Vale então mencionar que na construção desse arcabouço doutrinário, o que menos interessa à Maçonaria é a genealogia do personagem. No contexto iniciático o que de fato importa é o significado do ofício que esse personagem, pertencente à prole de Lamec, exercia.
Reitero que no Grau de Mestre Maçom do REAA, T∴ é a P∴ de Pas∴.
Por fim, é oportuno também mencionar que a Maçonaria possui aproximados 800 anos de história, portanto os personagens e passagens bíblicas são lendários na Ordem. Assim, é sob essa óptica que a Maçonaria deve ser estudada. Nos tempos de Noé e do dilúvio não existia Maçonaria.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário