O Respeitável Irmão Petrônio Cardoso Júnior, Loja Tiradentes, REAA, GOB-MG, Oriente de Campo Belo, Estado de Minas Gerais, apresenta o que segue:
AGNÓSTICO
Alguém que se declara agnóstico em proposta de admissão, pode ser aceito em nossa Ordem (GOB)?
COMENTÁRIOS (PESSOAIS):
Agnosticismo não é ateísmo. Na verdade, o agnosticismo adota uma linha de pensamento que não leva um indivíduo a crer ou deixar de crer em Deus. Um agnóstico, segundo opiniões abalizadas, apenas não acredita que a razão humana seja capaz de provar a existência de Deus.
Filosoficamente, isso leva a entender que o agnosticismo revela que as questões metafísicas e absolutas são inacessíveis ao espirito humano por não serem capazes de sofrer análise pela razão.
Nesse contexto, o agnosticismo parece não discutir a crença ou não em Deus, todavia revela em não acreditar que a razão humana possa provar a Sua existência.
No tocante ao ateísmo, que significa, em grego, a negação da existência de Deus, por si só relata de imediato a inexistência de Deus.
Assim, enquanto que o agnosticismo alega a impossibilidade de provar, ou não, a existência de Deus, o que não é uma negação, o ateísmo literalmente nega a Sua existência.
No tocante à sua questão, salvo melhor juízo, eu entendo que com base nos relatos acima descritos, parece não haver impedimento para que um indivíduo agnóstico possa vir receber a iniciação maçônica.
Em contra partida, aquele que se declarar ateu, aí me parece que as coisas mudam de figura. Diferente do agnóstico, que desconhece ou não consegue provar a existência de Deus, o ateu, peremptoriamente a nega.
Por fim, vale lembrar que a Moderna Maçonaria é um composto de ritos maçônicos que lhe dão base estrutural. Neles seguem métodos, práticas características e costumes hauridos da cultura dos povos. Nesse sentido, prudentemente é bom se usar o bom senso em se vislumbrando as propostas iniciáticas do rito e as características de crença de cada candidato.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário