Em 18.12.2021 o Respeitável Irmão Daniel Lins de Sales, Loja Cruz da Perfeição Maçônica Brasil, 953, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a dúvida que seguir:
COLUNA QUEBRADA NA ALEGORIA DO APRENDIZ
Primeiramente, gostaria de agradecer-lhe o esclarecimento célere e consistente da minha dúvida em 11 de dezembro de 2021. Irmão Juk, eu estou com as seguintes dúvidas:
Constatei uma “Coluna Quebrada” ao examinar a ilustração da página dez, “Alegoria: O Aprendiz”, então, isso seria um “spoiler” da lenda do 3º Grau no ritual de Aprendiz? Ou não tem nada a ver?
Dúvida 2:
Observei em alguns rituais de outras Potências que praticam o REAA a inexistência da Coluna Quebrada, ou ainda, ausência da Coluna. Desta forma, seria mais um enxerto no ritual a presença da Coluna na Alegoria do REAA?
Estou como Arquiteto em minha Loja e sempre que possível arrisco-me a usar a “Trolha” do Arquiteto para uma adequada Geometria do ensino e das sessões.
CONSIDERAÇÕES:
A bem da verdade a coluna presente em algumas alegorias do Aprendiz Maçom é tratada apenas como um elemento decorativo, estando ela seccionada ou não, podendo ainda nem mesmo existir coluna em algumas alegorias.
Não há enxerto algum. A coluna que aparece em algumas representações alegóricas do 1º Grau nada tem a ver com uma resposta que eu dei sobre "Duas Colunas
Quebradas”[1], relativas, naquele caso, às Colunas do Templo.
Também não existe qualquer relação da coluna decorativa que aparece na alegoria do Aprendiz Maçom, com o Grau de Mestre Maçom.
Nesse contexto, a única relação do Aprendiz como o Mestre, se assim pode-se dizer, é que ele, o Aprendiz, certamente algum dia alcançará o 3º Grau se completar toda a senda iniciática do simbolismo,
Me permita fazer um comentário sobre o nome da sua Loja. Como ela é uma Oficina condecorada com o título de Cruz da Perfeição Maçônica, a sua descrição correta é: A∴ R∴ L∴ S∴ Brasil, nº 956, Cruz da Perfeição Maçônica.
O título da condecoração que a Loja detém é mencionado imediatamente após o seu nº de registro na Obediência.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário