PINTURA EXTERNA E ÁTRIO
(republicação)
Em 22.06.2014 o Respeitável Irmão José Mário da Silveira Estrela, sem declinar o nome da Loja, Rito e Obediência, Oriente de João Monlevade, Estado de Minas Gerais, apresenta as questões seguintes: josemarioestrela@gmail.com
Temos observado suas sábias respostas às consultas feitas pelos Irmãos, portanto queremos sua opinião sobre as dúvidas abaixo:
1 - Para a pintura externa da Loja, fachada do prédio, existe alguma cor recomendada; (Porque a maioria dos prédios do mundo é pintada nas cores, areia/bege e branco)?
2 - O piso do Átrio deve ser feito conforme o piso do Templo (pavimento mosaico preto e branco)?
3 – Ritualisticamente existe alguma recomendação sobre as cores externas?
1 – Embora alguns ocultistas tentem levar as suas ideias pessoais para a Maçonaria invocando ilações relacionadas às cores, não existe nada de concreto nesse sentido. Geralmente as cores em tons pastéis e mesmo brancas ficam mais restritas a discrição e o bom gosto, embora não exista qualquer ressalva quanto à escolha do matiz e tonalidade da pintura externa do prédio que abriga a Loja.
2 – Embora muitos rituais não observem esse particular, alguns ritos, já que o Pavimento Mosaico não é unânime em toda a Maçonaria, preveem inclusive no Átrio o chão quadriculado como é o caso do Rito Escocês Antigo e Aceito, cuja disposição do revestimento branco e preto é de modo oblíquo, já que nesse Rito, o próprio pavimento regula os passos da Marcha do Aprendiz e do Companheiro.
Nesse sentido o espaço do Templo é assim dividido simbolicamente: um quadrado para o Oriente, um quadrado e meio para o Ocidente e meio quadrado para o átrio. A junção dos três quadrados orienta o espaço retangular no sentido longitudinal de Leste para o Oeste, ou vice-versa.
O Átrio faz parte do Templo e, nos ritos que adotam o Pavimento Mosaico, rigorosamente este deveria fazer parte também do vestíbulo.
3 – A resposta está inserida no item nº 1.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.526 Florianópolis (SC) – terça-feira, 18 de novembro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário