Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 21 de abril de 2024

TIRADENTES FOI MAÇOM?

Muitas pessoas questionam que Tiradentes foi Maçom. Até alguns Irmãos da Ordem, divulgam que ele teria sido. Para analisarmos se Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, teria sido Iniciado, logo veremos que a própria História afasta esta possibilidade. Vamos à análise dos fatos:

No Brasil existe uma disputa entre Bahia e Pernambuco sobre em qual dos dois estados se iniciaram as primeiras manifestações maçônicas do país.

Na Bahia, em 1797, dizem que houve a primeira Sessão Maçônica em território brasileiro, dentro de uma fragata, na região de Salvador, a chamada Loja Cavaleiros da Luz, feita por alguns maçons, estrangeiros em sua maioria, ou em trânsito no país.

Já os pernambucanos, um ano antes, criaram uma suposta Loja, chamada Areópago de Itambé, em 1796, mas, os historiadores negam como sendo a primeira, pois em suas reuniões, entravam Maçons e Profanos (não-maçons).

Esses são os nossos primórdios, os primeiros e mais antigos "registros" de grupinhos de Maçons, que se uniram em Loja. Antes disso, não existiu nada, nem mesmo boatos.

Agora observem as datas que citamos: 1796 e 1797. Tiradentes, que tantos defendem como Maçom, faleceu no início de 1792 (quatro ano antes de 1796). Não dá nem para especular Tiradentes na condição de Maçom, e, ainda que fosse possível, teria sido iniciado por comunicação, ou seja, sem os trâmites pré-iniciáticos (ex.: sindicâncias), mas isso é uma possibilidade muito remota, pois isso é uma prerrogativa apenas de um Grão-Mestre e naquele ano, nenhum grão-mestre do mundo tinha pisado no Brasil. Além do mais, um Grão-Mestre só pode tornar alguém Maçom, desta forma, em sua jurisdição. A Iniciação de Tiradentes no exterior tamném é insustentável, por faltas total de documentos comprobatórios.

Diante desses fatos e da total falta de qualquer prova, é mais prudente reconhecê-lo como não maçom.

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário