Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 14 de abril de 2024

VIGILANTES E AS INSTRUÇÕES

(republicação)
Questão que faz o Irmão Tarciso Rodrigues de Alcântara, Companheiro Maçom da Loja Estrela de Araçuaí, 1.962, REAA, GOB-MG, Oriente de Araçuaí, Estado de Minas Gerais.
alcantar@uai.com.br

Estimado Irmão, inicialmente gostaria de lhe parabenizar pela sua disponibilidade e boa vontade de nos instruir, socorrendo-nos nas nossas dúvidas. 

Dúvida: Responsável pela instrução do Aprendiz e do Companheiro. Este assunto já foi tratado pelo Irmão no ano passado, mas o Irmão Primeiro Vigilante da minha Loja continua na dúvida e ele argumenta na defesa de sua posição, os seguintes diálogos do ritual de Companheiro, contidos nas paginas 74 e 88. Página 74 - “Venerável – Irmão Primeiro Vigilante, o Irmão Aprendiz que deseja passar ao Segundo Grau preencheu seu tempo e tem condições de ser elevado?”. Página 88 – “Irmão Mestre de Cerimônias, conduzi o novo Irmão Companheiro ao Segundo Vigilante para que o ensine a trabalhar na Pedra Cúbica e dar os passos do seu Grau”. O questionamento do Irmão Primeiro Vigilante é o seguinte: 

1 - Se é o Segundo Vigilante responsável pela instrução do Aprendiz, por que o Venerável pergunta ao Primeiro Vigilante se o Aprendiz “preencheu seu tempo e tem condições de ser elevado?”. 

2 – Sendo o Primeiro Vigilante responsável pela instrução do Companheiro por que o Venerável instrui o Mestre de Cerimônias para: “conduzir o novo Irmão Companheiro ao Segundo Vigilante para que o ensine a trabalhar na Pedra Cúbica e dar os passos do seu Grau.”? 

Considerações:

Como bem disse o Irmão já expliquei inúmeras vezes que a questão é de hierarquia e o tradicional recebimento do Aprendiz pelo Segundo Vigilante nos canteiros medievais da Franco-Maçonaria. 

Em relação à questão primeira as instruções de aperfeiçoamento são dadas pelo Segundo Vigilante, todavia como o Aprendiz toma assento na Coluna do Norte e o Primeiro Vigilante auxilia o Venerável na condução dos trabalhos naquela Coluna, depois de instruído o Aprendiz é natural à pergunta ao Primeiro Vigilante, até porque mesmo instruído pelo Segundo Vigilante, simbolicamente o Aprendiz trabalha na Pedra Bruta. 

Quanto à questão dois é mais ou menos o mesmo caso. As instruções de aperfeiçoamento no tempo de trabalho são dadas pelo Primeiro Vigilante, todavia a presença da Pedra Cúbica está localizada na Coluna do Sul, lugar de trabalho do Companheiro. 

Ensinar a Marcha não significa todo o aperfeiçoamento do Companheiro. Note que a Marcha do Aprendiz é ensinada pelo Mestre de Cerimônias e não pelo Vigilante. Assim também o Aprendiz executa o seu primeiro trabalho na Pedra Cúbica na presença do Primeiro Vigilante. 

As respectivas marchas são idealizadas como segredos do Grau, assim também são percutidas as baterias sobre as pedras. Esses segredos são comunicados, enquanto que de acordo com o Grau cada Vigilante deve ao longo do tempo de aperfeiçoamento explicar o seu verdadeiro significado (instruções). 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.075 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 13 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário