Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 9 de abril de 2024

PALAVRA SAGRADA DE APRENDIZ - CONFORME A VERSÃO BÍBLICA

Em 04.09.2023, o Respeitável Irmão Antônio Carlos Manso, Loja Inconfidência e Liberdade, 2370, REAA, GOB, Oriente de São Gonçalo do Sapucaí, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

PALAVRA SAGRADA

O meu questionamento é o seguinte:

Por que o SOR não fez a correção da Palavra Sagrada Aprendiz REAA?

Porque o REAA é um rito de origem latina (francês). Por conta disso a Bíblia adotada é a versão Vulgata, na qual S. Jerônimo, ao fazer a tradução do grego para o latim, inseriu uma corruptela que dobra as vogais (inexistente no vernáculo hebraico).

 Por questões que não vem ao caso, a Igreja Católica resolveu manter o determinado por S. Jerônimo, resultando na palavra B∴ escrita de duas formas conforme a versão bíblica.

Os ritos maçônicos anglo-saxônicos adotam a Septuaginta, onde o nome de B∴está traduzido nos conformes com o previsto na língua hebraica. As traduções Protestantes também seguem a versão Septuaginta (Dos Setenta), tradução do hebraico para o grego para atender os judeus helenistas.

A Maçonaria brasileira, que tem a Bíblia como seu Livro da Lei, por ser filha espiritual da França, adota a versão latina da Bíblia, a Vulgara, traduzida por S. Jerônimo.

Após a edição dos novos rituais, previstos para meados de 2024, vamos atualizar o SOR como um sistema único de Orientação Ritualística no GOB. Nessa oportunidade essa questão será revista.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário