Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 14 de abril de 2024

BREVIÁRIO MAÇÔNICO

ESCADA

Trata-se de um símbolo maçônico significando “ascenção”; uma escada é formada por duas hastes verticais dividida em hastes menores horizontais, denominas degraus, subir uma escada significa alcançar posições superiores. Cada grau de um rito formará uma escada específica.

A escada não é representada exclusivamente pelas hastes horizontais entremeadas pelas verticais; pode ser uma escadaria, em qualquer construção, com a finalidade de ascender de um plano inferior para um plano superior.

Assim, dentro do templo há uma escada com três degraus, que dá acesso do Ocidente para o Oriente; e outra escada com quatro degraus que dá acesso do Oriente até o trono.

Os painéis dos graus de aprendiz e companheiros apresentam: o primeiro uma escada e o segundo uma escadaria.

Erroneamente, diz-se que quando o Aprendiz é aumentado em seu salário, “subiu mais um degrau da escada de Jacó”; a escada que vemos no painel do Aprendiz nada tem a ver com o progresso no conhecimento dos maçons.

Trata-se de uma escada (escadaria) onde transitavam os anjos; ora, maçom não é anjo, portanto, a comparação é inadequada.

A escada de valores é uma expressão literária apenas; todo maçom deve ascender, em sua trajetória, a escada que o eleva às alturas – tudo, porém, como símbolo.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário