Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 3 de abril de 2024

JÓIA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

(republicação)
O Respeitável Irmão Petrus Cassoli, sem declinar o nome da Loja, Rito, Obediência, Oriente (cidade), Estado de São Paulo apresenta a questão seguinte:
petrus.cassoli@hotmail.com

Estou com dificuldade em achar o porquê do triangulo ser substituído pela régua na joia do Mestre de cerimônias?

Considerações:

O que acontece principalmente na Maçonaria brasileira são as colchas de retalhos que os ritos se submetem pela inserção de práticas, costumes e símbolos de uns em outros ritos. Assim, se vossa questão estiver relacionada à prática do Rito Escocês Antigo e Aceito, rito de origem latina, não se trata se substituição, porém da joia correta, que sempre foi a régua graduada como objeto distintivo do Mestre de Cerimônias. 

Perdurou por muito tempo a joia composta por um triângulo, todavia essa não é aquela tradicional no Rito Escocês. O que foi feito então fora a colocação do trem nos trilhos. O símbolo da Régua graduada (não confundir com a de 24 Polegadas) para o Mestre de Cerimônias no Rito Escocês exprime o sentido de organização no trabalho e na condução do seu ofício com garbo, perfeição e conhecimento (medida de ações). 

O ofício do Mestre de Cerimônias comparado à beleza dos trabalhos exprime pela régua graduada um objeto próprio que traça linhas ao infinito, cujo significado está em não medir esforços na execução da sua missão. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.068 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 06 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário