Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 4 de abril de 2024

MESTRE MAÇOM SEM CARGO TOMANDO ASSENTO NO ORIENTE

(republicação)
Em 25/04/2018 o Respeitável Irmão Nilson Alves Garcia, Deputado Federal da Loja Estrela da Serrinha, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão:

OCUPAÇÃO DO ORIENTE POR MESTRE SEM CARGO

Gostaria que o Irmão me esclarecesse se um Irmão Mestre Maçom sem cargo e que não seja instalado, ou autoridade maçônica, pode tomar assento no Oriente? 

Ainda, o Venerável Mestre pode convidar um Mestre Maçom nessas condições para tomar assento no Oriente? 

CONSIDERAÇÕES:

Ao que parece está havendo confusão no entendimento entre àqueles que podem ingressar no Oriente da Loja e aqueles que, pelo ritual em vigência, ocupam lugar no Oriente.

Obviamente que o Oriente, como final da escalada iniciática, é reservado apenas aos Mestres Maçons, dos quais os oficiais que no espaço oriental da Loja exercem os seus ofícios, assim como aqueles que detêm o título de autoridade maçônica. Ali também permanecem os Mestres Instalados (Veneráveis e ex-Veneráveis). 

Transitoriamente nele também ingressam por dever de ofício outros oficiais que vem do Ocidente para o Oriente. É o caso do Mestre de Cerimônias e do Hospitaleiro, bem como daqueles que eventualmente trabalham transitoriamente nas iniciações, elevações e exaltações. 

Existe ainda a possibilidade de um Mestre Maçom sem cargo permanecer temporariamente no Oriente, quando ele convocado, por exemplo, ali ingressar para receber um certificado, um mimo, uma condecoração, ou outros afins do gênero. Nesse caso o Venerável autoriza a permanência temporária dele para o cumprimento das ações necessárias. Concluídas, ele retorna para o lugar de onde ele veio.

Fora essas situações, os Mestres Maçons sem cargo, ou que não sejam autoridades ou ainda detentores do título distintivo de instalado, devem ocupar lugar nas Colunas do Norte e do Sul, isto é, no Ocidente conforme previsto no ritual.

Assim, não é da alçada do Venerável Mestre convidar aleatoriamente qualquer Mestre Maçom sem cargo para tomar assento no Oriente. O Venerável não tem autoridade para tanto. É bom lembrar que um Venerável Mestre, como qualquer outro obreiro, deve cumprir o ritual, destacando-se que nele não está previsto esse convite para permanência. Insistir nessa prática é desrespeitar o ritual, afinal nele está bem clara a disposição dos lugares dos maçons da Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário