Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 8 de abril de 2024

O 14º LANDMARK

Por José Pereira de Souza, C∴M∴
(depoimento)

[...] não se aprende, senhor, na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando. Senão vendo, tratando e pelejando. (Os Lusíadas).

Durante meu primeiro ano como Obreiro da Arte Real, enveredei-me numa peregrinação voluntária pelas Lojas Maçônicas do Distrito Federal, onde tive a oportunidade de exercitar, semanalmente, o 14º Landmark. A experiência foi enriquecedora e gratificante, rendendo-me, ainda, a alcunha de Aprendiz Peregrino. Aos leitores da Revista Egrégora, apresento alguns acontecimentos e impressões dessa viagem pelo universo maçônico do Distrito Federal, composto por 71 (setenta e uma) galáxias, no intervalo de 355 (trezentos e cinqüenta e cinco) dias, efetuada enquanto Aprendiz Maçom.

No dia 20 julho de 2009, percorri três locais atrás de uma Sessão Maçônica e voltei para casa sem sucesso, pois todas as lojas procuradas estavam em recesso (Fênix de Brasília, Aurora de Brasília e, no complexo do GODF, Lírios do Campo e Obreiros do Planalto). Embora frustrado, não me dei por vencido: Completei minhas três visitas semanais comparecendo à Sessão da Loja “Luz do Planalto Central”. Vitória!

Em 22 de outubro de 2009, saí com a intenção de visitar a coirmã “Fraternidade do Lago Oeste”, porém não achei o templo, e voltei para casa. No dia 29 do mesmo mês, em visita a Loja “Três Poderes”, tive a felicidade de encontrar dois Obreiros daquela Oficina (Irmãos Odilon e José), que se propuseram a trocar telefones e, numa nova tentativa, marcarmos um encontro.

Eles me conduziram ao Templo onde foram realizados os trabalhos do dia 20 de março de 2010. Isto é Fraternidade!

Quem gosta, repete! Tive a grata satisfação de visitar por duas vezes as Lojas “Aurora de Brasília” (10/8 e 05/10/09); “Fraternidade Universal VI” (24/7 e 17/10/09); “Três Poderes” (03/9 e 29/10/09); e “Areópago de Brasília” (27/10 e 19/12/09), sendo a segunda visita em Sessão de Iniciação.

Por falar em Iniciação, compareci ao nascimento de novos Irmão nas Lojas “Pioneiros de Brasília” (08/6/09); “Fraternidade Universal VI” (17/10/09); “Três Poderes” (29/10/09); “Miguel Archanjo Tolosa” (05/12/09) Ops, esta não vale!; “GM Geral Osíris Teixeira” (09/12/09); e “Honra e Tradição” (19/12/09).

De todos os Ritos que encontramos por aqui, faltou apenas conhecer a Iniciação no Rito Schröder, o que pretendo fazer no ano de 2010. Ah! Não posso me esquecer que, a cada visita, havia uma aclamação diferente. A beleza existente na diversidade!

Infelizmente, meus Irmãos, às vezes, nem tudo é flor no jardim das acácias.

Algumas vezes, não foram observadas as normas de ritualística quanto aos trajes maçônicos. Calças jeans azul claro ou bermuda, balandrau na altura dos joelhos, alpercatas e camisa preta não são adequados para o trabalho em Loja. Pela dinâmica do cargo, o Mestre de Cerimônia deve escolher o tipo de calçado usado, pois o toc-toc-toc do salto de madeira põe a perder a Egrégora.

Assisti uma apresentação de trabalho de cunho moral para Aumento de Salário em que foram utilizadas palavras chulas, sendo o Irmão repreendido pelo 2º Vigilante e pelo Venerável Mestre pela falta de respeito para com o Templo. Presenciei ainda uma Sessão Maçônica realizada sem a exposição da Carta Constitutiva no Altar. Ao final, o Irmão Orador, mesmo ciente do fato, considerou os trabalhos em condições de serem encerrados.

Como curiosidade, destaco que em minhas andanças o maior Tronco de Beneficência colheu a medalha cunhada de mais de R$ 800,00 (oitocentos reais), ao passo que o menor apenas R$ 15,00 (quinze reais). Quando me propus a empreender as minhas viagens, almejava aprender, conhecer os demais ritos e o funcionamento de oficinas diferentes da minha Loja Mãe, a Miguel Archanjo Tolosa.

Contudo, a cada visita eu fornecia também algo de mim, pois, como o Olho que Tudo Vê, os Irmãos tomavam conhecimento das minhas surpresas e angústias de neófito.

Ao todo foram 75 visitas, sendo 70 às Lojas do GODF, das quais 4 foram visitadas por duas vezes, e ainda uma visita à “Estrela de Brasília”, jurisdicionada diretamente ao GOB. Tudo isso no período compreendido entre o dia 08 de junho de 2009 e 29 de maio de 2010.

Ao final de tantas viagens pelo universo do GODF, estou convicto que o direito de visitação é um dos direitos mais fáceis e gratificantes de serem exercitados pelo povo maçônico. Esta peregrinação deixou uma subliminar mensagem de reavivamento do 14º Landmark. Em minha elevação ao Grau de Companheiro Maçom, tive a grata satisfação de receber representantes de todos os Ritos praticados no Distrito Federal.

Quão bom é que vivam unidos os Irmãos!

O direito de todo Maçom visitar e tomar assento em qualquer Loja, é um inquestionável Landmark da Ordem. É o consagrado direito de visitar, que sempre foi reconhecido como um direito inerente que todo Irmão exerce, quando viaja pelo Universo. É a conseqüência de encarar as Lojas como meras divisões, por conveniência, da Família Maçônica Universal. (14º Landmark, GOB, 2007).

Fonte: JBNews - Informativo nº 237 - 22.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário