Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 5 de abril de 2024

CIRCULAÇÃO DAS BOLSAS

(republicação)
O Respeitável Irmão Valério Trevisan, Mestre de Cerimônias da Loja Gralha Azul, REAA, GOB-PR, Oriente de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, apresenta a questão que segue:
valeriopaidamaricler@gmail.com

Acredito ser um bom estudioso (talvez não o necessário) de assuntos relacionados à Maçonaria, principalmente no que diz respeito à ritualística, também concordo com você quando diz que na Maçonaria existem muitos Irmãos falando e inventando muitas barbaridades sobre o assunto. Não quero desrespeitar o Venerável Mestre da Loja, muito menos desrespeitar a ritualística Maçônica. Quando faço o giro do Saco de Propostas e Informações o Venerável Mestre ordena que eu passe o Saco de Propostas e Informações para o Mestre Instalado mais recente, que fica sentado na cadeira ao seu lado esquerdo, antes de chegar ao Primeiro Vigilante. No que diz o "Ritual do Primeiro Grau Aprendiz-Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito" pag. 42 a circulação far-se-á na seguinte ordem: "... Venerável, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridores, Mestres do Oriente, Mestres das Colunas do Sul e Norte, Companheiros, Aprendizes e finalmente o portador ajudado pelo Cobridor Interno. Minha pergunta é:

a) Devo acatar o ordem do Venerável Mestre e ter a proposta recolhida desse Mestre Instalado mais recente, juntamente com a do Venerável Mestre antes de recolher dos Vigilantes, Orador, Secretário e Cobridores, dando a esse Mestre Instalado status de "autoridade do simbolismo" sito linha 4, pag. 28 do "PROCEDIMENTOS RITUALISTICOS, 1 GRAU REAA, 2009"; ou: 

b) Devo recolher a proposta desse Irmão logo depois que tenha feito o recolhimento da proposta ou informação do Cobridor como esta descrita nos manuais. Meu temor é ofender de alguma maneira o Venerável Mestre da Loja. Acreditando em seu imenso conhecimento, peço que me ajude a fazer a "coisa" certa!

Considerações:

Não quero entrar no mérito de obedecer ou não ao Venerável. A questão aqui é a de cargos detentores dos malhetes na dirigência da Loja. Assim, seguem as recomendações: 

No Rito Escocês Antigo e Aceito a circulação da bolsa (que não tem nada a ver com uma esdrúxula e pretensa estrela) por primeiro os detentores dos malhetes por ordem hierárquica – Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes. 

Ato seguido as Dignidades do Orador e Secretário e por fim o Cobridor, ou Cobridores se ambos estiverem presentes. O cargo de Cobridor assume uma importância ímpar na constituição de uma Loja na sua tradição, uso e costume. 

Posterior a esse circuito colhe-se os que estiverem no Oriente começando pelos que porventura ocupem lugar ao lado esquerdo e direito do Venerável, Mestres do Sul, do Norte, Companheiros e Aprendizes. Por fim o próprio oficial circulante ajudado pelo Cobridor. 

Nesse particular existe a carência de se corrigir os Procedimentos Ritualísticos do GOB-PR que exara a colheita das autoridades presentes no Altar. Sob qualquer hipótese não se justifica colher, mesmo de autoridades ao lado do Venerável (Grão-Mestre Geral e Estadual), antes dos cargos aqui já anteriormente mencionados. 

Da mesma forma, estando presente o ex-Venerável imediato no lado esquerdo do Venerável, este somente será abordado após os seis primeiros cargos aludidos. 

É sempre salutar a compreensão de que o ato começa por quem está literalmente dirigindo a Loja e seguido dos seus auxiliares imediatos (Vigilantes). 

Simplificando: Abordam-se autoridades, começando pelos presentes ao lado do Venerável, somente após o Cobridor, ou Cobridores. Nesse interim, embora não seja autoridade, também o ex-Venerável mais recente. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.070 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 08 de agosto de 2013

Um comentário:

  1. Coitado de o Ir. Juk. Tão inteligente...Tão culto, mas...
    (Géber Accioly - 33)

    ResponderExcluir