Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 1 de abril de 2024

SUBSTITUIÇÃO DE CARGO

(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão Juliano Francisco Martinho, Secretário da Loja Igualdade, 1.647, GOSP – GOB, sem declinar o Oriente (Cidade), Estado de São Paulo.
juliano.martinho@ig.com.br

Quando há a necessidade de um Irmão que ocupa cargo ter que se retirar durante os trabalhos (exemplo: Irmão Chanceler). Para que outro Irmão ocupe seu lugar, é necessário que ele saia da Loja, junto ao Chanceler Oficial, e retorne novamente, agora com a joia do cargo?

Considerações:

Esse é mais um dos costumes eivados de equívocos que povoam a nossa Maçonaria. 

Com uma total perda de tempo ainda alguns insistem em meros atos que não possuem qualquer sustentação. 

À bem da verdade esse costume surgiu daqueles que querem justificar o ato com a proibição de se paramentar dentro da sala da Loja. Ora, isso não é regra mundial, pois muitos em muitos costumes maçônicos, como é o caso do Craft inglês e americano, os Irmãos se paramentam dentro do Templo sem qualquer cerimônia antes do início dos trabalhos. 

Alguns ritos de vertente latina costumam se paramentar na Sala dos Passos Perdidos para se reunirem no átrio antes de ingressar no Templo. Até aí tudo bem, pois o procedimento cumpre uma organização e nada mais. 

Aliás, no modo latino, isso evita reuniões desnecessárias e bate papos no interior do recinto, cuja pretensão é apenas a de asseverar respeito pela prática maçônica. 

Obviamente no Craft não há desrespeito algum, todavia a questão é cultural. Infelizmente alguns Irmãos tomam a sala da Loja como um templo religioso achando que a consagração do espaço como costume maçônico torna a Loja um solo sagrado (religioso), fato que tem levado esses ao ponto de apregoar que é um verdadeiro sacrilégio se paramentar dentro do Canteiro. 

A consagração nesse caso dá dignidade para a realização dos trabalhos maçônicos e nunca a santidade do ambiente. 

Com base nessas ilações, é que viria aparecer essa orientação temerária de que ninguém pode se paramentar dentro da Loja. Ora se vestir avental, colar com joia distintiva ou faixa de Mestre fosse dessa maneira proibida, então ter-se-ia que suspender os trabalhos para vestir o avental do Aprendiz na Iniciação e dos Companheiros na Exaltação. O que se diria então na Instalação do Venerável e na posse das Dignidades e Oficiais de uma Loja? 

No tocante ainda à vossa questão, em havendo necessidade de uma substituição, faz-se a mesma dentro da Loja no momento necessário e sem a necessidade do substituto e substituído precisarem se retirar do recinto para cumprir essa “importante proeza”. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.066 - Florianópolis (SC) – domingo, 04 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário