Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 15 de abril de 2024

LEITURA DO LIVRO DA LEI

(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão Paulo Afonso Fernandes de Carvalho, Loja Abolição, nº 6, GLUPI, REAA, Oriente de Teresina, Estado do Piauí.
paafc2010@hotmail.com

Venho a solicitar que me ajudem a conhecer algo que julgo inusitado, pois, nunca me fora perguntado sobre o presente fato que passarei a relatar.

1 - Numa Loja de Companheiro Maçom, sendo aberto o Livro da Lei deverá estar numa determinada passagem específica do mesmo. Isso ocorre no mundo ocidental. Imaginemos no mundo oriental, primeiramente, num país muçulmano. No caso citado, o Livro da Lei será o Al Corão ou simplesmente o Corão. Pergunto: qual a passagem que o Livro da Lei (Corão) será aberto? A que se refere à dita passagem?

Em seguida, vamos para outra colocação. 

2 - Nas mesmas condições do item 1; Imaginemos, também, no mundo oriental, no país Judaico, onde o Livro da Lei será o Torá. Pergunto: qual a passagem que o Livro da Lei (Torá) será aberto? A que se refere à dita passagem?

Considerações:

É rara, mais rara mesmo a prática do Rito Escocês em países que não sejam latinos. Dai a assertiva de que o Trabalho Maçônico mais praticado no mundo é o do Craft inglês e deste os Trabalhos de Emulação. É então oportuno salientar nesses costumes não existe leitura na abertura dos trabalhos. 

É bom salientar que existem espalhados pelo mundo inúmeros ritos maçônicos o que sugere a sua prática conforme a cultura e a religião dos povos. 

Nos países latinos geralmente o Livro da Lei tem sido a Bíblia e se por ocasião um Iniciando não seja cristão, ele prestará obrigação sobre o seu próprio Livro. Ademais, no juramento não existe leitura do Livro da Lei. 

Quando raramente possa existir iniciação no Rito Escocês em países muçulmanos pode ser adaptado um texto de leitura, já que a raiz cristã e muçulmana é hebraica. Nessa concepção também está no judaísmo e a genuflexão. 

Não sendo permitida essa nessa cultura, existe adaptação para não ferir costumes religiosos. Para cada situação o bom senso reflete no andamento das coisas. 

Finalizando. Essas questões nos auxiliam a compreender e refletir, sobretudo aqui no Brasil, que o Rito Escocês Antigo e Aceito é quase unânime apenas no nosso País, todavia o universo maçônico é composto por inúmeros ritos e rituais. Maçonaria não é apenas o Rito em questão. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.081 - Florianópolis (SC) – segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário