A Guerra de 1812, ou a Guerra Anglo-Americana foi a guerra entre os Estados Unidos e o Reino Unido e suas colônias, incluindo o Canadá Superior (Ontário), o Canadá Inferior (Quebec), Nova Escócia, Bermuda e a ilha da Terra Nova.
Durante esta guerra, o navio britânico "Shannon" capturou a fragata americana "Chesapeake". O tenente da Marinha Britânica, Lord Provo Wallis, com cerca de 22 anos de idade, embarcou na fragata para fazer prisioneiros e oficialmente capturar o navio inimigo. Quando chegou ao convés, encontrou um oficial americano ajoelhado sobre o corpo ferido de um agonizante artilheiro, segurando a sua mão.
Wallis ficou surpreso, em primeiro momento, por um oficial se preocupar tanto com a morte de um marinheiro comum, tal era a atitude da marinha britânica naquela época, e terminou descobrindo que ambos os americanos eram maçons.
Quando ele foi informado de que os dois eram irmãos maçons, Lord Wallis, que também era iniciado, ajoelhou-se com o oficial americano e segurou a mão do atirador até ele morrer.
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário