Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 7 de fevereiro de 2026

KARLHEIZ BOHM


Karlheinz Böhm (Darmstadt, Alemanha, 16 de março de 1928 - 29 de maio de 2014, Grödia, Áustria) foi um ator, diretor e filantropo alemão com cidadania austríaca e etiópica.

Filho do maestro Karl Böhm, ficou conhecido internacionalmente por sua interpretação como o imperador austríaco, Franz Joseph I (Francisco José I), na trilogia cinematográfica “Sissi”. Além de ser reconhecido como cidadão da Áustria, também recebeu o título da Etiópia, em 1981, quando fundou a organização não governamental “Menschen für Menschen” (Humanos por Humanos).

Na sua autobiografia de 1991, encontramos o seguinte trecho: “Na Áustria, ainda era considerado inaceitável se envolver em atividades artísticas. Eu só conhecia um colega que fazia isso, Fritz Muliar. Mais tarde, por acaso, descobrimos que ambos éramos membros da Maçonaria. Eu havia ingressado nessa organização no final da década de 1960, cujos princípios, no entanto, incluem não professar publicamente a filiação, mas trabalhar apenas em segredo. Na verdade, foi minha primeira tentativa de colocar minhas ideias humanitárias em prática e de “trabalhar na pedra bruta”, como dizem os maçons.”

Foi iniciado na Maçonaria em 1974 na Münchner Loge “Zur Kette” em Munique, Alemanha.

Fonte: Facebook_Coluna Cultural Maçônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário