Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 13 de abril de 2023

A ORLA DENTADA E O ALTAR DOS JURAMENTOS

Extrato de duas das diversas matérias ministradas aos Aprendizes-Maçons da Loja Templários da Nova Era, referente à Primeira Instrução, na noite de quinta-feira (17).

ORLA DENTADA

Simboliza a união dos Maçons. Os dentes representam os planetas que giram no Cosmos. Cada dente tem o formato de um triângulo. O Triângulo expressa a espiritualização dos Maçons que partindo da individualidade unem-se de forma indissolúvel, em torno de um ideal. Fisicamente dentro do Templo existem 2 Orlas Dentadas: uma ao redor do Pavimento dos Mosaicos; a 2a contorna no Ocidente o pavimento da Loja.

ALTAR DOS JURAMENTOS.

O Altar dos Juramentos é a parte mais sagrada de uma Loja. Este Altar derivou-se do Altar dos holocaustos, construído por Moisés, sob as ordens diretas de Deus. Na Maçonaria este altar que é simbólico, representa um altar de sacrifícios eis que ali o Neófito deixará, quando de seu juramento, todos os seus vícios e as suas paixões em holocaustos ao grande Arquiteto do Universo.

A posição do Altar dos Juramentos no Rito Escocês determina que seja ele colocado no eixo da Loja sobre a metade superior do Pavimento Mosaico, isto atendendo as considerações de ordem histórica e filosófica. O Altar dos Juramentos simboliza a Beleza do Caráter e constituindo-se no pilar principal. Há que se entender que o sistema filosófico da Maçonaria gira em torno de um ideal representado pelo Altar da Loja como fulcro de toda filosofia Maçônica. Sobre o Altar dos Juramentos encontra-se o Livro da Lei, um Compasso aberto com as pontas voltadas para o Ocidente e colocadas sobre o Esquadro.

Fonte: JBNews - Informativo nº 204 - 19/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário