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PERGUNTAS & RESPOSTAS

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domingo, 27 de novembro de 2022

SAUDAÇÃO EM LOJA, INVERSÃO DOS APRENDIZES E COMPANHEIROS E DECORAÇÃO DO TEMPLO NOBRE DO GOB EM BRASÍLIA

Em 23.05.2022 o Respeitável Irmão Ivo Carlos Hoemke, Loja Renascer do Vale, 4007, REAA, GOB-SC, Oriente de Piçarras, Estado de Santa Catarina, apresenta as dúvidas seguintes:

SAUDAÇAO, INVERSÃO E DECORAÇÃO DO TEMPLO

1 - Sinal Gutural, ou Saudação Maçônica no REAA inicia com o Sin∴ de Ord∴ e, volta depois ao Sin∴ de Ord∴ segundo orientações claras no RITUAL de Aprendiz pag. 39.

MINHA PERGUNTA: ao sair ou entrar no Oriente, ao entrar ou sair do Templo como exemplos apenas, é necessário que se faça a Saud∴ ao V∴ M∴ (entrar/sair Or∴) e ao V∴ M∴ e VVig∴ (entrar/sair do Templo), estes dois exemplos citados indicam claramente um desencontro na pratica ritualística em todas as Lojas que tenho frequentado. Quando um Obreiro entra ou sai do Or∴ apenas faz o sinal de Ord∴ e desfaz, não caracterizando a Saud∴, ao contrário da entrada e saída do Templo que o Obreiro faz a Saud∴vide Ritual e, depois desfaz o sinal, ou seja, a saudação é completa. Afinal, ao entrar ao Or∴ e sair devemos fazer a Saud∴ pela metade como praticado, ou fazer de forma completa e depois desfazer o sinal?

Uma segunda dúvida em relação a entrar e sair ao Or∴, o primeiro Diácono no início da Sessão deve fazer a Saud∴ ao V∴ M∴ ou apenas no final da Sessão?

2 - Houve alguma época em que os AApr∴ no REAA GOB sentaram no Sul? e CComp∴ no Norte?

3 - O Grande Templo do GOB Brasília está projetado para que Rito?

CONSIDERAÇÕES:

Questão 01 - o que de fato está confuso é o ritual em vigência porque está ensinando errado ao generalizar os procedimentos e não explicar o que é Sinal de Ordem e Saudação pelo Sinal.

É no mínimo contraditória a aplicação da conjunção “ou” na página 38 do ritual, Título 1.7, Cobridor do Grau, “Sinal Gut∴ ou Saudação Maçônica”. Ora, a saudação maçônica é que é sempre feita pelo Sinal, no caso, o Sin∴ Pen∴ do Grau. Da forma como está escrita no ritual, inegavelmente há uma inversão de valores e de titularidade.

Entenda-se que um Sin∴ é composto por dois tempos distintos, ou seja, o estático que é a composição do Sinal de Ordem propriamente dito, e o dinâmico,que é o Sin∴ Pen∴ com que se desfaz o Sinal de Ordem ou se saúda alguém em Loja. Conforme o grau de trabalho da Loja o Sin∴ Pen∴ pode ser o Gut∴, o Cord∴e o Ventr∴.

Então, essa “estória” de voltar ao Sin∴ de Ord∴ é relativa e depende da ocasião em que ela ocorre. Vai depender do momento ritualístico.

Assim, se o protagonista estiver em pé e parado e saudar alguém pelo Sin∴, ele o fará pelo Sin∴ Pen∴ e em seguida, imediatamente, volta ao Sin∴ de Ordem, pois entende-se que ele permanecerá em pé no mesmo lugar em que está.

Já na situação em que o protagonista faz a saudação pelo Sin∴ e imediatamente prossegue no seu deslocamento, obviamente que ele não volta mais à Ordem naquele momento, pois não faz sentido se fazer o Sinal duas vezes.

O confuso nesse caso é o ritual, e é por isso que o SOR, Sistema de Orientação Ritualística, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Soberano Grão-Mestre Geral, veio para corrigir, orientar e acertar essas contradições, dando com isso um basta nas irregularidades ritualísticas presentes, até que venham novas edições dos Rituais.

No caso da entrada e saída do Oriente em Loja aberta, conforme previsto no Ritual, dele a página 42, o obreiro assim que alcançar o Oriente imediatamente saúda o Venerável Mestre pelo Sin∴ Pen∴ (Gut∴ se for em Loja de Aprendiz) e em seguida prossegue no seu trajeto, portanto não volta mais à Ordem naquele instante. O mesmo ocorre quando da saída do Oriente.

Vale dizer que há uma regra estabelecida no REAA que quem estiver à Ordem (com o Sin∴ de Ordem), para desfazer o Sinal o faz em qualquer situação sempre pelo Sin∴ Penal. Desse modo, o Sin∴ Pen∴ tanto pode ser uma saudação maçônica, bem como o gesto estabelecido para se desfazer o Sinal de Ord∴.

Graças a isso é que nem sempre o Sin∴ Pen∴ pode ser considerado como saudação maçônica.

Embora o gesto seja exatamente o mesmo, a saudação maçônica é uma coisa e desfazer o Sin∴ de Ord∴ é outra.

Assim, reitero que o SOR atuando sobre os rituais do GOB, traz todas essas orientações, portanto, como matéria oficial deve ser consultada.

No tocante ao 1º Diácono e a liturgia da transmissão da palavra sagrada, na abertura dos trabalhos ele não faz nenhuma saudação porque a Loja ainda não está aberta, senão em processo de abertura.

Já no encerramento ele saúda o Venerável Mestre pelo Sinal, tanto ao sair, como quando retornar ao Oriente. Insisto, todas essas orientações se encontram no SOR que está hospedado na plataforma do GOB RITUALÍSTICA.

Questão 02 – Infelizmente em um passado não muito distante houve esse verdadeiro atentado ritualístico contra o REAA.

Por ser o REAA um rito solar e ter seu berço de nascimento na França, Hemisfério Norte da Terra, os Aprendizes, atendendo à jornada iniciática proposta sentam do topo do Norte (encostados parede Norte) e os Companheiros sentam no topo do Sul (encostados na parede Sul).

Ritos como o Brasileiro, por exemplo, que é originário do Hemisfério Sul, com certeza há essa inversão. Isso jamais ocorre no REAA porque nele se segue a disposição sequencial das Colunas Zodiacais a partir de Áries, início da primavera no setentrião, lugar do recém iniciado, até Peixes, inverno na meia-esfera Norte, época em que a Terra fica viúva do Sol.

No REAA, inverter o topo das Colunas e o lugar dos Aprendizes e Companheiros é mesmo um atentado ritualístico que certamente acarretaria numa inimaginável inversão do mapa celeste, alterando o firmamento consolidado a bilhões de anos.

Graças a essa provável falta de conhecimento, é que de fato houve em alguns rituais anacrônicos essa inversão que no mínimo apresentava o mundo de cabeça para baixo.

Questão 03 – sobre o Grande Templo do GOB no Poder Central em Brasília, acredito que pela pluralidade de ritos adotados ele fora projetado, construído e decorado sem atender especificamente um rito em particular. Na verdade a sua decoração foi construída sob um sincretismo ritualístico.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hormail.com
Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

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