Em 01.07.2023 o Respeitável Irmão Giovani Nocchi, Loja Confraternidade Macabuense, GOB-RJ, REAA, Conceição de Macabu, Estado do Rio de Janeiro, faz a pergunta seguinte:
ATA OU BALAÚSTRE?
Bom dia meu querido e amado irmão. O balaústre é o nome maçônico ata. Por que nosso ritual do GOB, diz que haverá a leitura da ATA e não do balaústre? Pois em linhas azuis ao final, ele diz que findou a leitura do balaústre…. Aguardo mais esclarecimento.
CONSIDERAÇÕES:
De fato, em Maçonaria, o termo mais apropriado para o registro escrito no qual se relata o que passou em uma sessão é, ou pelo menos deveria ser, “balaústre”.
O vocábulo ata parece mais apropriado para registrar reuniões ou sessões profanas (de não iniciados).
Certamente isso ocorre por falta de conhecimento da parte de alguns de particularidades da Sublime Instituição. Graças a isso é que alguns rituais acabariam trocando o nome balaústre por ata.
Agora, se houve alguma outra razão para essa troca, de fato eu não sei. Quem sabe se com o tempo as coisas não retornam ao seu devido lugar?
Vale relatar que em se tratando de Maçonaria - uma Instituição essencialmente iniciática - o termo balaústre tem sido o mais apropriado para nominar as atas maçônicas, isso porque por definição arquitetônica e simbólica o substantivo balaústre menciona um colunelo de madeira, metal ou alvenaria que geralmente é utilizado para sustentar corrimões e apoios.
A vista disso, e sob a óptica de representação figurada, o balaústre é o emblema de sustentação da história da Loja, já que o seu conteúdo revela o registro das sessões que ocorreram ao longo dos tempos.
Lamentavelmente isso não foi levado em consideração por alguns ritualistas e assim o termo profano “ata” acabou indevidamente inserido em alguns rituais.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário