Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 10 de abril de 2024

SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PENSAR

Franciele Andrade
Cada vez mais, tenho notado como as pessoas falam! Todo mundo tem opinião, todo mundo quer expressar a sua e, inevitavelmente, quer convencer o interlocutor de que o seu próprio achismo é o melhor ou o mais correto. Há uma frase, que, aliás, me agrada muito, que diz assim: “O pensamento é o ensaio da ação”. Bom se fosse!

O valor do pensamento está, cada vez mais, sendo menosprezado. Mas, pensar antes de falar e de agir, evita inúmeros incômodos. O pensamento é como se fosse o planejamento da ação. Se nos propusermos a fazer uma retrospectiva mental, veremos que a maioria das coisas que não deram certo foram precedidas da falta de planejamento.

Além disso tudo, tem mais uma questão que pode, facilmente, ser evitada ao estarmos dispostos a pensar. Em função de estarmos tão acostumados a receber opiniões, ouvir todos se manifestando sobre qualquer assunto, verdadeiros especialistas em tudo, não nos damos conta de que nos estamos aproveitando da opinião do outro. Se algo que for dito nos fizer sentido, nós simplesmente adotaremos a ideia e a repetiremos depois. Quer dizer, então, que muitas das opiniões nem são opiniões e, sim, repetições de coisas que outros venderam e foram compradas por preguiçosos.

Não digo que não se deva debater sobre qualquer tema, muito pelo contrário. Digo, apenas, que o exercício de pensar não deve ser deixado em segundo plano. Ele é fundamental para que nos possamos descobrir, tomar contato com nossa subjetividade, conhecê-la e, se der vontade, partilhá-la. Acredito ser muito mais justo, e honesto, da nossa parte, desse jeito, tirar as próprias conclusões. Lógico, temos que nos informar, ir atrás, ler. É muito perigoso não ler, pois, assim, acreditaremos em tudo o que nos disserem.

Mas essa é apenas uma opinião; expressa, porém, pela minha subjetividade!

Fonte: https://modaaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário